Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Exposição 'Recordações: imagens e reminiscências da imigração italiana no RS' no MARGS, em Porto Alegre

por Ivan Sgarabotto

Trata-se da apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

A mostra “Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS”, estará em exposição no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre. Trata-se da apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul, acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, organizado pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura.

A abertura da mostra está marcada para às 18h30min do dia 17 de junho na Galeria Iberê Camargo do MARGS. A curadoria é da coordenadora da Unidade de Artes Visuais, Carine Turelly.

O Álbum Recordação das Colonias Conde D’Eu, D. Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias reúne imagens dos primórdios da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1885 e 1900, retratando a origem das atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul, respectivamente.

O documento integra 67 fotografias de provável autoria de Fransesco Müscani e Giovanni Battista Serafini, em cópias de Albumina, processo que possibilita a revelação de imagens detalhadas com um contraste tonalizado. São registros dos momentos iniciais da colonização e das atividades do processo de ocupação da terra com a abertura de caminhos, as primeiras construções urbanas e a paisagem rural.

Encontram-se imagens que documentam o surgimento dos novos núcleos urbanos, a organização social, o desenvolvimento econômico, o processo educacional e a crença religiosa em ruas, moradias, armazéns, hotéis, casas de negócios, moinhos e serrarias, igrejas e campanários. Sobre um abstruso relevo, a construção de estradas e pontes, atravessadas por imagens de carretas e tropeiros, paralelas a imagens de plantações e parreirais, permeadas por uma vasta mata de araucárias.

Em 2014, através de uma iniciativa conjunta entre o Arquivo Histórico Municipal e a Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Moúsai) efetivou-se o projeto de restauração do álbum fotográfico Recordação das Colonias, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio da Empresa Randon S/A.

Através de indicação da FUNARTE, o álbum passou por um completo processo de restauração no Rio de Janeiro, assegurando sua preservação. Os originais fotográficos foram tanto restaurados, quanto digitalizados, propiciando assim, a redução de manuseio do documento, entretanto, possibilitando maior acesso ao patrimônio cultural.

SERVIÇO:
Exposição Recordações: Imagens e Reminiscências da imigração italiana no RS
Abertura: 17 de Junho, às 18h30min
Período de Visitação: 18 de junho a 19 de julho, das 10h às 19h, de terças a domingos
Local: Galeria Iberê Camargo do Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)
Praça da Alfândega, s/nº, Porto Alegre/RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais