Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Garibaldi integrará Semana Nacional de Museus

por Ivan Sgarabotto

A abertura oficial ocorre na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 18h30min

Foto: Alexandra Ungaratto

O Museu Municipal de Garibaldi fará parte do movimento da Semana Nacional de Museus com uma programação vasta e diferenciada. A abertura oficial ocorre na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 18h30min, no próprio local. As atividades  seguem ao longo da semana, até o domingo, dia 24.

Além das exposições permanentes, A Casa do Imigrante Italiano, a Galeria Giuseppe Garibaldi e a Mostra de Objetos Sacros, o Museu Municipal receberá mais duas exposições.  O Projeto Resgate de Brincadeiras Antigas, realizado pela Escola Municipal Pedro Cattani, será composto de brinquedos e brincadeiras antigas, feitos por alunos a partir da pesquisa com familiares. São utilizados materiais reciclados para a confecção do material.

O público poderá acompanhar, também, a Exposição com fotografias inéditas da cidade de Garibaldi, feitas pelo juíz distrital Dr. Álvaro da Costa Franco, em 1912. Franco nasceu no Rio de Janeiro e, em 1911, mudou-se para Garibaldi. Mesmo como fotógrafo amador, Franco sempre foi muito dedicado à arte. Durante o período em que viveu em Garibaldi, fez várias fotografias da jovem cidade de apenas 12 anos.

No início deste ano, as fotos antigas de Garibaldi foram doadas ao Arquivo Municipal pelo filho de Franco, o historiador, advogado e jornalista Sérgio da Costa Franco. A Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, no intuito de comparar os registros com o cenário atual, refez as produções, nos mesmos ângulos que as fotos de Dr. Álvaro, e ambas serão expostas paralelamente.

Ainda, compondo a programação da Semana Nacional de Museus, o autor Miguel da Costa Franco, neto do Dr. Álvaro da Costa Franco, lançará o livro Imóveis Paredes, um romance que trata sobre patrimônio e modificação das cidades sob a pressão do mercado imobiliário. O lançamento ocorre na terça-feira, dia 19, às 17h.

PROGRAMAÇÃO

  •  18/05/2015, às 18h30min – Abertura oficial da Semana Nacional de Museus.
  •  19/05/2015, às 17h – Lançamento do livro Imóveis Paredes, um romance de Miguel da Costa Franco, sobre patrimônio e modificação das cidades sob a pressão imobiliária.
  •  18/05/2015 a 21/06/2015 - Exposição Fotográfica - Dr. Álvaro da Costa Franco. Exposição de fotografias inéditas da cidade de Garibaldi em 1912 e em paralelo, exposição de fotografias nos mesmos ângulos, no cenário atual/2015.
  •  19/05/2015 a 24/05/2015 - Projeto Resgate de Brincadeiras Antigas - Exposição de brinquedos feitos pelos alunos da Escola Municipal Pedro Cattani, com material reciclado, resgatando as brincadeiras do passado.
  •  18/05/2015 a 24/05/2015 - Visita guiada. Ingresso gratuito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais