Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Inscrições para o 56ª Concurso Anual Literário de Caxias do Sul iniciam nesta terça-feira (15)

por Isadora Helena Martins

Serão premiados autores de textos inéditos e de obra literária

Foto: Divulgação / EBC

Autores caxienses de contos, crônicas, poesias e obras literárias inéditas podem participar da 56ª edição do Concurso Anual Literário. As inscrições abrem nesta terça-feira (15/03) e seguem até 18 de abril. Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, junto à Casa da Cultura, diretamente no 4º andar, das 8h às 17h, mediante apresentação de comprovante vacinal contra covid-19. O participante também pode depositar os textos na caixa de correspondências da Casa da Cultura ou enviar pelo correio. Para participar, o interessado deve ter mais de 16 anos e residir em Caxias do Sul, há no mínimo dois anos. 
 

O tradicional concurso tem como objetivo principal revelar escritores da cidade, bem como valorizar a produção literária local. Assim, cada categoria de textos inéditos, contos, crônicas e poesias, premia até três autores em cada gênero literário, com primeiro, segundo e terceiro lugar. Já a categoria Obra Literária (Prêmio Vivita Cartier), que busca reconhecer escritores que já tenham publicado pelo menos um livro, vai pagar R $9.607,20 ao vencedor, que também será agraciado com o troféu Vivita Cartier e um certificado.

Podem concorrer obras de autores e editoras de Caxias do Sul, e dos demais municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), valendo o critério de estar estabelecido há no mínimo dois anos na região. Para ser premiada, a obra deve ter sido publicada no ano anterior e ser considerada literatura (romance, conto, crônica, poesia, etc.).

A inscrição acontece por gênero literário (conto, crônica ou poesia) e o inscrito deve apresentar três textos inéditos do gênero escolhido, digitados ou datilografados, entregues em três vias. Não há limite de inscrições, desde que observado o regulamento. Os textos devem ser entregues em um envelope identificado com pseudônimo, e outro com a ficha de inscrição devidamente preenchida. A premiação desta categoria consiste em troféu para os primeiros colocados de cada gênero, medalhas para segundos e terceiros colocados, certificado e exemplares da antologia dos textos, a ser lançada ainda este ano. 

A comissão examinadora do Concurso Anual Literário é formada por três pessoas de notório saber na área da literatura. Esta comissão é diferente a cada ano e um dos integrantes é, obrigatoriamente, de fora de Caxias do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3214-5937 e (54) 3221-1118, pelo e-mail [email protected], ou no site www.caxias.rs.gov.br/servicos/cultura/livro-e-leitura/concurso-anual-literario

 

Serviço:

- 56ª edição do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul

- Data: De 15 de março até 18 de abril.

- Local: Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, diretamente no 4º andar, das 8h às 17h, mediante apresentação de comprovante vacinal contra COVID-19; o participante também pode depositar na caixa de correspondências da Casa da Cultura Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima; ou enviar pelo correio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais