Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Secretaria de Cultura de Serafina Corrêa promove projeto da Etnia Italiana

por Valesca Heloisa Andreolli

Aproximadamente mil estudantes serafinenses participam de gincana cultural e na Prefeitura Municipal está acontecendo a Mostra Porto de Gênova, com o lema: Suba no convés da cultura e viaje no conhecimento

Foto:Exposição de fotos e objetos que retratam a vinda dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul./Foto:Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Serafina Corrêa, em comemoração aos 140 anos da chegada das três primeiras famílias de italianos ao Rio Grande do Sul, em 20 de Maio, está promovendo um grande Projeto, envolvendo a comunidade serafinense.

A Gincana Cultural Revivendo nossa História teve início no dia 05 de Maio, com a participação dos estudantes do sexto ao nono ano, aproximadamente mil alunos. As Escolas envolvidas são: Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, Escola Municipal João Corso, Escola Municipal Agrícola, Colégio Estadual Carneiro de Campos, Escola Estadual Geny Pinto Cadore, Escola Estadual 1º de Maio e Escola de Ensino Médio Rainha d' Paz. As atividades físicas são uma forma de reviver e mostrar brincadeiras antigas, como a corrida de saco, corrida com perna de pau, pular corda, corrida de carriola, cabo de guerra e corrida de ovo na colher. As atividades culturais são perguntas sobre a imigração italiana, montagem de frases em Talian, jogo de palavras e imagens em Talian e o nome das equipes deve ser em Talian também. A etapa final da Gincana acontecerá no dia 19 de Maio, no Ginásio Municipal Irceu Antonio Gasparin, com outras atividades como debulhar milho, dançar música em Talian, pescar a palavra em Talian e encontrar o objeto correspondente, jogo de palavras e imagens em Talian. A equipe Campeã será ganhará uma viagem de Maria Fumaça e visitará a Epopeia Italiana na cidade de Bento Gonçalves e a Vice-Campeã ganhará um jantar típico italiano, em Serafina Corrêa.

No Centro Administrativo Amantino Lucindo Montanari está acontecendo a Mostra Porto de Gênova, com o lema: Suba no convés da cultura e viaje no conhecimento. Trata-se de uma Linha do Tempo, contendo diversos objetos e fotos que retratam desde a saída dos imigrantes do Porto de Gênova, na Itália, até a construção da nova vida no Rio Grande do Sul. Diversos elementos fazem parte da Mostra que poderá ser visitada das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e terá como Guias a Historiadora Ingrid Castro e a Rainha do Município Daniela Formagini Marangoni. Os alunos do primeiro ao quinto ano também farão a visitação, envolvendo cerca de mil estudantes das Redes Municipal, Estadual e Particular de ensino do município.

A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo, ainda, no dia 22 de Maio, a Sena del Talian (Jantar do Talian), onde haverá homenagens às pessoas que muito contribuem para a preservação da herança cultural do TALIAN. Em seguida, haverá jantar típico, com bìgoli consai col salame, radici coti, polenta, entre outros pratos. Para finalizar a noite, haverá apresentação do acordeonista Mirko Satto, Treviso Itália; e do Gruppo Folk' Ladin del Pói che bala', Taibon, Belluno Itália. Ingressos limitados: R$ 40,00.

Informações Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais