Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto leva cinema movido à luz solar a cidades gaúchas

por Ivan Sgarabotto

A ação será realizada nesta terça-feira na Praça do Trem em Caxias do Sul, a partir das 19h30min

Foto: Israel Barreto

O Cinesolar,  estará no mês de outubro em diversas cidades gaúchas. Nas programações em cada cidade, exibições de curta e longas metragens, oficinas de cinema e exposição tecnológica sustentável. A cidade que inaugurou a etapa gaúcha do projeto foi Passo Fundo, no dia 7, sábado. A última delas será Vacaria, no dia 27, sexta-feira. Além dessas cidades, o Cinesolar visitará Gramado (dia 9), Caxias do Sul (dia 10), Igrejinha (dia 11), Nova Hartz (dia 12), Canela (dia 16), Esteio (dia 17), Palmares do Sul (dia 18), Alegrete (dia 20), Santa Maria (dia 21), Santo Ângelo (dia 23), Palmeira das Missões (dia 24) e São Marcos (dia 26).

A Praça do Trem, em Caxias do Sul, receberá nesta terça-feira, 10, às 19h30, o furgão do Cinesolar para exibição do filme "O Palhaço". Também haverá exibição de curtas ambientais e a apresentação do acordeonista Gabriel Ramos. A entrada é franca. Em caso de chuva, a atividade será transferida para a Biblioteca Parque Largo da Estação.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo há 100 lugares para o público, telão de 200 polegadas e sistema de projeção e som, além de um estúdio de gravação. Quando o veículo estaciona, todo equipamento é retirado e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O projeto é realizado pela Brazucah Produções, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

Em cada cidade, no período da manhã ou da tarde, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação. 

Durante as sessões de cinema o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais