Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Podcast ficcional fala dos desafios e conquistas das mulheres no mundo da ciência

por Isadora Helena Martins

“A Ciência como ela é - a Saga de Carlota” é estrelada pela atriz Mel Lisboa e contempla experiência de pesquisadores gaúchos

Foto: Divulgação

Com um elenco formado por nomes como Mel Lisboa, Ilana Kaplan, Fafy Siqueira, Rubens Caribé e Nany People, dentre outros, está no ar desde esta segunda-feira (08) o podcast de ficção – podfiction - “A Ciência como ela é - a Saga de Carlota”. A produção tem Mel Lisboa como uma professora de física que enfrenta diversos desafios ao longo da vida para ser uma cientista.

O projeto tem como objetivo discutir dados de estudos científicos sobre a baixa representatividade de mulheres na ciência, debater a importância e as vantagens da diversidade na área, trazendo algumas possíveis soluções para resolver o problema. “A Saga de Carlota” teve origem em uma peça teatral, em 2017. “A ciência como ela é” foi criada por Carolina Brito e Márcia Barbosa, doutoras e professoras do Instituto de Física da UFRGS, com ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão. Além de serem pesquisadoras sobre as questões de gênero na ciência, ambas integram o programa de Extensão Meninas na Ciência, que tem como objetivo principal atrair meninas para áreas de ciências exatas e tecnológicas.

“Esse formato se assemelha a uma radionovela. Já vínhamos de uma experiência de podcast, o Fronteiras da Ciência, e tínhamos uma peça de teatro sobre o assunto. Esse formato de agora nos permite mostrar os obstáculos que as mulheres enfrentam na ciência, ampliar o espaço para esta discussão”, disse a professora e produtora Carolina Brito em entrevista ao programa Café & Cultura. 

Além de Carolina Brito, autora, roteirista e produtora geral, a ficha técnica de "A Ciência como ela é - a Saga de Carlota" tem na equipe Marcia C. Barbosa, autora, roteirista, Cristina Bonorino, roteirista-chefe, Jeferson J. Arenzon, roteirista e co-produtor, e Ricardo Severo, roteirista, diretor de elenco, produtor musical, editor de som e áudio. 

Com financiamento do Instituto Serrapilheira, A Saga de Carlota traz episódios inéditos que vão ao ar semanalmente às segundas-feiras até 10 de maio. Para saber mais sobre o projeto, acesse https://ufrgs.com/asagadecarlota/ ou nas redes sociais @asagadecarlota.


Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais