Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

CTG Felipe Portinho comemora 62 anos com jantar-baile neste sábado

por Ana Lúcia Jacomini

Evento acontece a partir das 20h na sede da entidade, com animação do Conjunto Cantar Galponeiro

Foto: Divulgação/CTG Felipe Portinho

O CTG Felipe Portinho comemora neste sábado, 08/02, seus 62 anos de fundação. Para celebrar a data, neste dia será realizado o grande jantar baile de aniversário. O evento inicia às 20h na sede da Entidade. O cardápio do jantar será à base de lasanha, churrasco, galeto, carne de porco, maionese, saladas diversas e sobremesas. Após haverá baile animado pelo Conjunto Cantar Galponeiro. O traje é entreverado.

Os ingressos para o evento estão disponíveis no valor de R$ 50,00 e podem ser adquiridos com integrantes da patronagem, comissão de bailes ou nas lojas Panarotto Modas. Podem ser feitas reservas de mesas fechadas de 8 ou 10 lugares. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3342-5993 ou (54) 9 9157-2147.

História do CTG Felipe Portinho

O Centro de Tradições Gaúchas Felipe Portinho foi o pioneiro do Movimento Tradicionalista em Marau, sendo a terceira entidade a integrar a 7ª Região Tradicionalista. A sua criação foi no dia 08 de fevereiro de 1958, onde o Capitão João La Maison, juntamente com outros tradicionalistas da época, adeptos ao movimento, resolveram criar uma entidade social vinculada à história gaúcha. O nome Felipe Portinho foi uma homenagem prestada a quem teve ativa participação no Movimento Revolucionário de 1923, de modo especial em nossa região, e cuja coluna integrou-se o fundador da entidade, sendo que Felipe Portinho é o patrono da mesma.

Atualmente, a entidade conta com as invernadas artísticas passando pela escolinha dente de leite, as invernadas pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana, tendo em seu quadro mais de 200 dançarinos. O CTG conta também com competidores individuais nas modalidades de declamação, solista vocal, gaita e dança de salão, sendo que também alcançou inúmeras conquistas nos últimos anos. O CTG Felipe Portinho também possui vocal próprio da Entidade, formado por Douglas Vinicius de Brum, Ângelo Bedin, Josiane Bedin, Lucas de Oliveira e Sidinei Richter. O CTG possui uma invernada campeira completa, que participa ativamente de competições de tiro de laço em todo o Estado, além de equipe de jogos campeiros que possui conquistas em todo território nacional.

Nestes 62 anos de Existência, o CTG Felipe Portinho, possui um departamento cultural ativo na entidade alcançando muitas conquistas com os Peões e Prendas da Gestão, sendo as mais destacadas o Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2014/2015, e na gestão 1999/2000 a primeira prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, além de inúmeras vezes termos Peões e Prendas na Gestão da Sétima Região Tradicionalista, onde tem mantido o título de Peão Farroupilha na 7ª RT por 6 anos consecutivos de 2014 a 2019. Devido a participação ativa nos compromissos no Tradicionalismo, a entidade recebeu por 8 vezes a Comenda João de Barro, honraria esta que premia as entidades com maior participação nos eventos Oficiais do MTG, nos anos de 2006, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.

No ano de 2014 sediou o Encontro de final de Ano do MTG, onde foram inauguradas obras internas como Biblioteca, sala de Reuniões, Secretaria, Pórtico de Entrada e Escadaria Frontal. A Sede conta também com internet liberada em todas as dependências, site atualizado (www.ctgfelipeportinho.com.br), Instagram e conta também com uma fanpage no Facebook e ainda possui um programa de rádio semanal, que vai ao ar aos domingos pela parte da manhã, das 11 horas ao meio dia, programa este que foi para o ar pela primeira vez em 1963 com o nome de Repontando a Tradição e ainda hoje mantém sua essência a serviço do CTG e da cultura Tradicionalista, acompanhando sempre a evolução das comunicações.

Na entidade também são realizados bailes tradicionais importantes para Marau, como por exemplo a Ronda Fandangueira, que está na sua 30ª Edição e a Ronda Jovem, que está na sua XXª Edição, este são bailes temáticos que mostram e resgatam a cultura gaúcha, sendo pioneiros no estado, e precursores de bailes do gênero por toda a região. Além destes são realizados o tradicional baile da Prenda Jovem, o Baile de Aniversário do CTG e o Baile do Associado, além de inúmeros bailes e jantares, servidos a moda gaúcha, provenientes de uma equipe de cozinha e churrasco que há muitos anos preza pela qualidade e tradição Rio Grandense, trabalhando voluntariamente.

A entidade tem como lema: "Relembrar, Honrando as Tradições do Rio Grande do Sul", seu símbolo é representado pela boleadeira e suas cores são vermelho e branco. Atualmente, Ana Ruth Catanio e Serio Catanio estão à frente da patronagem da Entidade.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais