Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Instituto Cultura Latina é inaugurado neste sábado, em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O projeto vai funcionar junto à Sala de Fotografia

Foto: Divulgação / Liliane Giordano

Caxias do Sul passará a contar a partir deste sábado (07) com uma iniciativa que visa valorizar e promover a cultura Latino Americana: o Instituto Cultura Latina. Idealizado pela economista, professora e produtora cultural, Florencia Del Carmen Nieto, em conjunto com a fotógrafa, curadora e professora, Liliane Giordano, o projeto busca aproximar as diferentes culturas dos 20 países que compõem a América Latina, mas que, por vezes, ficam desconectadas, principalmente pela barreira do idioma.

Conforme Liliane, por vezes, nós brasileiros nos desconectamos da cultura latina e dos países vizinhos como Argentina e Uruguai, porque falamos português, enquanto a maioria dos demais países que compõem a América Latina tiveram uma colonização espanhola. Por isso, uma das primeiras iniciativas do Instituto será promover aulas de espanhol e português para toda a comunidade, mas principalmente para os imigrantes. “Nós temos mais proximidade com o Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile do que com alguns estados do nosso Brasil que estão lá no Norte e no Nordeste e que a gente tem mais dificuldade, às vezes, de ter contato. Então, como é importante que a gente possa desenvolver essas habilidades da língua; a gente possa conversar, discutir, pensar sobre as coisas que acontecem aqui do nosso lado”.

Liliane também ressalta que, durante o ano, o Instituto vai promover seminários e encontros para falar sobre outros aspectos da cultura latina como história, política e economia. “Pensando nisso, a gente quer propor possibilidades para trazer essas pessoas que são imigrantes para poder discutir e conversar sobre tantos assuntos importantes para a nossa sociedade. Então, a ideia é começar com o curso de línguas para poder aproximar o público da Sala de Fotografia, onde vai ocorrer o projeto, mas que a gente possa trabalhar seminários voltados para essas questões durante o ano”.

As aulas de espanhol e português são abertas para crianças, jovens e adultos e os grupos serão constituídos por, no máximo, seis pessoas. As inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (54) 3534.8994 ou (54) 98141.3430. A sede do Instituto está localizada junto à Sala de Fotografia, na Rua Garibaldi, 789, na sala 177 do Edifício Estrela.

A inauguração do Instituto Cultura Latina ocorre neste sábado, 07 de março, a partir das 17h, nos jardins do Centro de Cultura Ordovás. A entrada é gratuita. O evento chamado Vespertino Cultural vai contar com shows de música latina e gastronomia da região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais