Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Projeto Antílope – Memorial Curtume de Guaporé será apresentado à comunidade

por Eduardo Cover Godinho

Gilberto Luis Dal’Mas, um dos idealizadores, projeta para os próximos meses também a apresentação do “Documentário Antílope”

Preservar, revitalizar e ocupar parte da arquitetura histórica do antigo Curtume Termignoni. É com esse pensamento que o site “Caminhos de Guaporé”, juntamente com lideranças da comunidade, busca compensar a perda da antiga praça que abrigava o busto de Carlo Termignoni, um dos maiores empreendedores que morou na cidade, com a construção de um memorial que resgatará a história da indústria, que por décadas comandou a economia da cidade. O Projeto Antílope – Memorial Curtume de Guaporé, após sua conclusão, terá um valor inestimável para o município. Apresentado para o Poder Público na metade de 2013, o projeto deve ganhar uma nova etapa nos próximos meses.

Os idealizadores, provavelmente no mês de março, devem entregar para o Prefeito Paulo Mazutti, de forma oficial, o Projeto Arquitetônico do Memorial e a planilha de investimentos previstos para que o sonho possa futuramente tornar-se realidade. A parte revitalizada, segundo Dal’Mas, é a antiga casa de força, onde funcionava o gerador de energia elétrica. Na oportunidade, será apresentado ao Gestor Municipal o Documentário Antílope, que busca, através de imagens, documentos, fotos e depoimentos históricos, contar a bela história do local.

“O prédio é relativamente pequeno e se destaca na paisagem pela beleza arquitetônica. Por esses detalhes é que escolhemos o revitalizá-lo e transformá-lo em um memorial do antigo Curtume Termignoni. O projeto está em andamento e esperamos concluí-lo em breve. O documentário está finalizado. Conseguimos terminá-lo e só nos resta entregá-lo oficialmente para o Poder Público Municipal, que financiou este projeto”, destacou.

Mais de 90% do projeto arquitetônico, elaborado pelos arquitetos André Melati, Fernanda Lanzarin, Lisiane Benvenutti e Paulo Tortelli, está pronto. Faltam, segundo Dal’Mas, alguns pequenos detalhes que serão finalizados neste mês de fevereiro. O investimento para o resgate da história da maior indústria de Guaporé no século passado está praticamente orçado.

“O próximo passo é a entrega do projeto e do valor que será investido para o Prefeito Mazutti. Posteriormente, o Poder Executivo deve apresentá-lo para deputados federais da base aliada e nos Ministérios do Governo Dilma Rousseff, para que possa captar recursos para sua execução. Sabemos que por conta própria o Poder Público não tem condições de encabeçar a obra”, salientou.

Todos os envolvidos no Projeto Antílope – Memorial Curtume de Guaporé atuam de forma voluntária, inclusive os quatro arquitetos. A projeção, afirmou Dal’Mas, era que a revitalização estivesse concluída em 2015. Porém, percalços apareceram no caminho e o cronograma para a idealização do projeto teve que ser estendido.

“Em um primeiro momento achamos que o projeto ficou com um valor muito alto e tivemos que refazê-lo. Depois respeitamos a revitalização que o Poder Público efetuou na parte administrativa, onde hoje funciona o Centro Municipal Termingnoni, com atividades da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Nosso objetivo maior agora é apresentar o projeto, independente de quando ele será executado”, afirmou um dos idealizadores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais