Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Projeto Cantarimbando oferece oficinas gratuitas sobre música vocal coletiva em Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Com ação ampliada, a atividade é aberta para adolescentes de escolas públicas e particulares, professores, classe artística, cantores e regentes

Foto: Divulgação

O projeto Cantarimbando está com inscrições abertas a partir do dia 2 de abril para interessados em participar de oficinas gratuitas sobre música vocal coletiva. São cinco oficinas, sendo duas delas voltadas para adolescentes e jovens entre 11 e 20 anos, alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Caxias do Sul. As outras três têm foco em professores da rede pública e privada de ensino, artistas da comunidade em geral e regentes e cantores, sejam participantes de coros ou não. 

A ação, uma iniciativa da arte-educadora e regente Cristiane Ferronato, com apoio do Coro Juvenil do Moinho/UCS (COJmo), do qual é regente e diretora artística, é realizada por meio do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) e da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (RS). Após a realização da primeira edição do projeto, em 2023, voltada exclusivamente para alunos de escolas municipais, a edição deste ano contempla a comunidade caxiense de maneira mais ampla.

Cada uma das oficinas terá três horas/aula, sendo realizadas durante os meses de maio e junho, das 9h às 12h, no Salão de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Para encerrar as atividades do projeto, os participantes das oficinas poderão acompanhar e experienciar prática de repertório e dinâmica de grupo num ensaio aberto do COJmo, no dia 29 de junho, à tarde.

De acordo com Cristiane, um dos objetivos do projeto é convidar a entender as possibilidades da prática vocal coletiva, reconhecendo diversas formas de expressão da voz cantada, suas potencialidades e encantamentos. “Por exemplo, para os jovens, há o viés de demonstrar possibilidades do que se fazer com a voz – simbolicamente o canto, mas que serve para muitos caminhos. Para os professores, pode ser utilizado como matéria-prima didática, expandindo a visão de arte e o reconhecimento de tessituras vocais (por exemplo). A ideia é expandir consciência, sensibilidade e percepções de si e do outro, utilizando o conceito de afinação vocal e uso da voz de maneira mais ampla, como uma forma de manifestação de pontos de vista”, observa. Tudo isso através da voz, instrumento inerente a todo ser humano e nem sempre utilizado em todo seu potencial de possibilidades.

Durante as oficinas, os participantes terão acesso ao documentário “Cantarimbando”, criado em 2021 e que deu origem ao projeto, com a primeira edição contemplada em 2022 e colocada em prática em 2023 em seis escolas da rede municipal de ensino da cidade, além de contemplar professores da rede com duas oficinas com ênfase em aspectos didáticos destas práticas. 

As inscrições para esta edição podem ser feitas até 5 dias antes de cada atividade através do link. No dia de cada oficina também será possível se inscrever chegando 30min antes do horário de início da atividade. Esta opção, porém, dependerá da disponibilidade de vagas. Mais informações podem ser conferidas no instagram do Coro Juvenil do Moinho/UCS

Sobre Cristiane Ferronato

Além de regente, fundadora e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS, a arte-educadora é professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui graduação em Pedagogia, é pós-graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi e é Mestre em História. Ainda, é professora certificada na abordagem musical Orff-Schulwerk, pelo “The San Francisco International Orff Course” (EUA), além de ser Educadora Brincante pelo Instituto Brincante de São Paulo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais