Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Inscrições para o Prêmio Minuano de Literatura 2020 seguem até 08 de julho

por Isadora Helena Martins

Podem participar escritores gaúchos que tiveram suas obras publicadas em 2019 por editoras do Estado

Foto: Divulgação / Solange Brum

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Minuano de Literatura 2020 foram prorrogadas e seguem até o dia 08 de julho. Os autores gaúchos que tiveram algum livro lançado durante o ano de 2019 podem inscrever a sua obra para concorrer ao prêmio. O regulamento do concurso está disponível nos sites ielrs.blogspot.com e cultura.rs.gov.br/iel.

Promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Prêmio Minuano busca divulgar e incentivar a produção literária do Estado. Durante entrevista no programa Café & Cultura desta quinta-feira (02), a diretora do IEL, Patricia Langlois, salientou a importância da participação dos escritores. “A gente quer divulgar a literatura aqui do RS e é importante que os escritores que publicaram seus livros no ano de 2019 participem. Vamos agraciar as melhores obras publicadas em 2019 em 11 categorias. Então é importante a gente receber essa produção porque, muitas vezes, as pessoas não conseguem participar do Prêmio Açorianos, que é um grande prêmio que nós temos, mas ele é vinculado somente a editoras e escritores de Porto Alegre. Então a gente criou esse prêmio justamente pensando nos escritores e editoras do interior do Estado”, explicou.

Após o envio das obras, as Comissões de Seleção, que contam com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou da comunidade cultural literária, vão escolher as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura. O local, data e formato do evento ainda serão definidos.

Mais informações podem ser obtidas nos e-mails [email protected] ou [email protected] ou pelos telefones (51) 3314-6450 e (51) 99196-5230 – o último, WhatsApp.

Ouça a entrevista completa com diretora do IEL, Patricia Langlois AQUI.

As 11 categorias do prêmio são:

Infantil,

Juvenil

Poesia

Conto

Crônica

Ficção: Romance/Novela

Ilustração

História em Quadrinhos

Texto Dramático

Tradução

Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais