Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

História dos 10 anos do Instituto Bruno Segalla será resgatada em dossiê

por Ivan Sgarabotto

O trabalho de pesquisa deve estar totalmente concluído neste mês

Foto: Ricardo Barp / Divulgação

As pesquisadoras e escritoras Mariana Duarte e Suzana Elizabeth Rodrigues Missaglia, responsáveis pela elaboração do “DOSSIÊ DE PERCURSO: 10 ANOS DO INSTITUTO BRUNO SEGALLA” apresentaram no final de agosto o conteúdo do material para um grupo de membros da diretoria da instituição com o intuito de contar com o olhar dos que acompanharam o crescimento do IBS ao longo desta década.

O trabalho de pesquisa sobre os 10 anos do Instituto Bruno Segalla, entidade dedicada à promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, no município de Caxias do Sul, reconhecida entre os mais importantes espaços culturais do município de Caxias do Sul, iniciou em maio e deve estar totalmente concluído no próximo mês.

Assim que finalizada a pesquisa o conteúdo passará pela editoração da Editora Dublinense, de Porto Alegre tendo como ponto de partida a identidade visual criada pelo design gráfico Marco Verdi que explica a composição do seu trabalho da seguinte forma: “Ao propor o levantamento dos fatos de maior relevância histórica e comunitária dentro do percurso da instituição, bem como sua ordenação cronológica e apresentação apoiada em registros fotográficos, o Dossiê adquire um caráter quase jornalístico, viés reforçado pela tipografia de máquina de escrever utilizada no lettering do logotipo.

Outro elemento marcante no desenho é o traço amarelo, uma indicação clara a caminho, trajeto ou percurso. A linha começa em um ponto zero, alcança mais estatura, estabiliza-se para novamente galgar degraus e termina, simbolicamente, no final do percurso estudado dentro do projeto . A cor do traço faz associação com o amarelo próprio do IBS, criando assim a conexão e o diálogo com a identidade da instituição da qual se trata todo este projeto.”

Também em agosto foi definido o autor do prefácio da obra, que será  o Professor Doutor Jayme Paviani.

As etapas do trabalho podem ser acompanhadas no blog  http://dossie10anosibs.blogspot.com.br e no facebook da instituição. https://www.facebook.com/institutobrunosegalla

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais