Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Facebook conclui montagem de avião que irá transmitir internet para regiões remotas

por Henri Jorge Neres

Mesmo carregando equipamentos de comunicação, o Aquila pesa até 450 quilos, quase a metade de um carro popular

Foto: Divulgação

O Facebook apresentou nesta quinta-feira, 30, o Aquila, seu avião movido a energia solar que irá levar acesso de internet para países em desenvolvimento. Um modelo funcional do avião já está pronto para ser testado, segundo a empresa.

O avião, construído em formato de “V”, tem a mesma envergadura de asas de um Boeing 737, pouco mais de 30 metros. A diferença entre eles está no peso. Mesmo carregando equipamentos de comunicação, o Aquila pesa até 450 quilos, quase a metade de um carro popular.

"Quando estiver pronto, ele será capaz de sobrevoar regiões remotas por até 90 dias, disparando conectividade para as pessoas a partir de uma altitude entre 18 mil e 27 mil metros," afirma a empresa em um post. Dessa forma, os aviões irão voar em uma altitude superior à das aeronaves comerciais.

O Facebook irá instalar lasers no chão, capazes de localizar o avião no ar, e que irão disparar um feixe até uma estrutura em forma de cúpula instalada na barriga da aeronave. Então, o Aquila fixa a localização do laser e começa a enviar o sinal de internet como resposta.

O avião foi construído com duas camadas de fibra de carbono, com uma camada de espuma entre elas. A aeronave consegue ficar no ar durante três meses, já que é inteiramente coberta por painéis solares.

Durante o dia, quando estão carregados, os aviões irão voar a uma altitude de 27 mil metros. De noite, para economizar energia, eles descem para uma distância de 18 mil metros em relação ao solo. Isso garante conexão constante de internet, já que eles não precisam pousar para serem reabastecidos.

O Facebook diz ter conseguido criar lasers com velocidade e eficácia inéditas. Segundo a empresa, dona da rede social mais popular do mundo e de outros aplicativos como o WhatsApp e o Instagram, eles podem transmitir dados a uma taxa de dezenas de gigabits por segundo, sendo cerca de 10 vezes mais rápidos do que os lasers atuais mais modernos.

A empresa pretende usar a frota de aviões Aquila para criar uma rede que irá levar acesso à internet a regiões rurais e remotas. Assim como no projeto Internet.org, o Facebook não irá fornecer diretamente o acesso, mas usando parcerias com provedores locais. 

Fonte: Facebook - INFO Online

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais