Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Tecnologia pretende conectar comunidades sem acesso à internet

por Ivan Sgarabotto

O sistema chamado VOJO possibilita a transmissão de informações sem precisar acessar a internet ou estar conectado a computadores

Foto: Divulgação

Uma tecnologia inovadora no Brasil pretende conectar comunidades sem acesso à internet por meio de celulares simples e até mesmo telefones públicos. O sistema chamado VOJO possibilita a transmissão de informações sem precisar acessar a internet ou estar conectado a computadores. Tudo isso, somente por meio de um número 0800. O projeto quer formar líderes comunitários em cinco capitais do país. Salvador vai sediar a primeira oficina, a primeira experiência na América do Sul.

O sistema nasce o anseio de dar voz para a população e, para isto, permite postagem em blogs e redes sociais por meio de celular básicos ou até mesmo de telefones públicos. Essa é uma ferramenta muito útil para comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e outros. Com ela, a comunidade não precisa de mediação para fazer com que sua voz seja ouvida, o projeto vai à base da pirâmide social visando a democratização da comunicação.

O projeto, promovido pelo Instituto de Mídia Étnica (IME), com apoio da Fundação Ford, foi lançado nesta terça-feira, 28, na Bahia. Além de Salvador, líderes comunitários de outras quatro capitais brasileiras (São Luís, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) terão oportunidade de aprender a utilizar o sistema que permite postagem de conteúdo utilizando aparelhos celulares simples mesmo sem acesso à Internet. Essa tecnologia foi criada por pesquisadores vinculados ao Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), prestigiada universidade dos Estados Unidos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais