Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Acadêmicos de Ibiraiaras são premiados em evento nacional de propriedade intelectual

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em dezembro de 2020, ocorreu o XII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, que é considerado um dos principais encontros de propriedade intelectual e inovação no Brasil. Nele, acadêmicos do município de Ibiraiaras foram destaque.

De autoria do engenheiro elétrico, Elias F. Sgarbossa; da mestranda do PPGAdm, Maira Sgarbossa; de Flavia. M. P. Cavancanti, e da professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato, o trabalho que apresentou soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do leite, com uma máquina capaz de limpar automaticamente as ordenhadeiras, foi um dos premiados pela World Intelectual Property Organization (WIPO).

Em entrevista para a Tua Rádio, Elias Sgarbossa e Maira Sgarbossa celebraram o bom resultado do esforço intelectual. Eles e os outros membros do grupo receberão bolsas de estudo para cursos avançados em propriedade intelectual, em instituição internacional.

Elias conta que a ideia que deu origem à máquina, capaz de realizar o trabalho de limpeza dos equipamentos de ordenha, surgiu durante o trabalho na propriedade rural de sua família. O processo, que antes era manual, tomava muito tempo dos produtores e precisava ser repedido diversas vezes por dia.

Com a ajuda da prima, Maira Sgarbossa, Elias e o grupo participaram pela primeira vez de um evento como este. Maira, não descarta a possibilidade de manter a parceria para outros projetos. Elias, que coordena a Startup Z2S, possui outros projetos inovadores que em breve deverão também estar no mercado. Ouça a entrevista.

Em 2018, a Z2S ficou entre as três melhores startups do Brasil no desafio “Ideas for Milk”, promovido pela Embrapa Gado de Leite.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais