Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Projeto transforma pessoas em maestros no mundo virtual

por Ivan Sgarabotto

A instalação artística está aberta à visitação no Laboratório de Rádio do Bloco T da UCS (CETEL)

Foto: Claudia Velho

Como seria a experiência de conduzir uma Orquestra Sinfônica? Quem deseja ser 'maestro por um dia' poderá ter essa oportunidade na UCS, nesta semana, de 7 a 10 de junho.

Tiago Cassol Schvarstzhaupt, acadêmico de Tecnologias Digitais, desenvolveu, em seu trabalho de conclusão de curso, o experimento denominado Ciber-Orquestra que consiste em uma instalação artística interativa com 11 alto-falantes. Cada um deles reproduz instrumentos musicais da abertura da ópera “La Clemenza di Tito”, de Wolfgang Amadeus Mozart. (Acompanhe, em áudio)

Trata-se de uma ferramenta tecnológica para despertar o interesse dos visitantes para a música clássica e seus instrumentos musicais. O visitante poderá criar sua regência da peça musical em tempo real usando um tablet. A partir desta plataforma, o usuário terá o controle do volume de cada instrumento individualmente, além do tempo da música, alterando as dinâmicas durante a execução da composição.

A instalação artística está aberta à visitação no Laboratório de Rádio do Bloco T da UCS (CETEL, Sala 302), localizado no Campus-sede, em Caxias do Sul. A entrada é franca, e a atividade está aberta ao público de todas as idades.

Confira as datas:

Dia 7 de junho de 2016, terça-feira, das 16h30 às 18h30

Dias 8, 9 e 10, das 13h30 às 16h30.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais