Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Quem fizer download pirata pode ter sua internet bloqueada

por Luciano Pettorini

Provedores ainda não aceitaram novo modelo

Foto: Divulgação

Uma companhia norte-americana pretende cancelar o acesso de um usuário à internet caso ele tenha o costume de baixar filmes, séries ou músicas ilegalmente. A Rightscorp é uma empresa antipirataria que cobra direitos autorais para seus clientes, que são estúdios de cinema, gravadoras e desenvolvedores de jogos. Um plano está sendo desenvolvido para que a navegação dos usuários que baixam pirataria só seja liberada após pagamento.

A mando dos proprietários de direitos autorais, a Rightscorp rastreia os endereços IP de quem baixou os produtos culturais por torrent e em seguida lhes envia cartas ameaçando processá-los. Por fim, a empresa tenta um acordo extrajudicial com um valor relativamente baixo.

O modelo de negócios é quase extorsão e não tem dado muito certo, já que a empresa operou no prejuízo em 2015. Por isso, a Rightscorp agora quer convencer os provedores de internet a bloquear o navegador dos internautas até que a “multa” seja paga. “Se uma conta de internet receber um certo número de avisos ao longo de um determinado período de tempo, a tela não poderá ser ignorada até que o pagamento seja recebido”, explicam os responsáveis, em um comunicado.

Até o momento, não há registros de nenhuma empresa que tenha realizado um bloqueio e pedido dinheiro para removê-lo. 

Com informações do site pop.com.br. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais