Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Programa Mundo do Trabalho forma 240 alunos em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Cursos gratuitos foram ministrados por voluntários da Lefan

Foto: Artur Pires da Cruz

A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados – Lefan, projeto social mantido pela Associação Literária São Boaventura e Editora\Gráfica São Miguel, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego - SDETE, realizará a formatura da quinta turma do Programa Mundo do Trabalho, a primeira deste ano. A solenidade será no dia 31 de maio, às 19h, no Salão dos Capuchinhos.

A capacitação, ministrada por voluntários da Lefan, torna aptas a ingressar no mercado de trabalho, 210 pessoas com idades entre 14 e 59 anos. A iniciativa contemplou os seguintes cursos: Atendimento em postos de combustíveis; Auxiliar Administrativo (3 turmas); Assistente Administrativo com ênfase em recrutamento e seleção;  Auxiliar de Contabilidade; Desenvolvimento de Liderança;  Matemática; Manicure e Pedicure; Operador de Empilhadeira (2 turmas); Portaria e Recepção;  Telemarketing em vendas. O perfil destas pessoas mostra que 31% são homens e 69% mulheres; 18% tem ensino fundamental incompleto, 16% fundamental completo, 17% ensino médio incompleto e 39% ensino médio completo.

Paralelamente aos cursos, os formandos participaram do Projeto Atitude em Busca do Trabalho, onde receberam orientações sobre a elaboração de currículos e de postura, linguagem e apresentação adequadas para entrevista de emprego, através de oficinas que ocorreram semanalmente com aproximadamente 20 pessoas, previamente agendadas.

A intensa procura pelos cursos profissionalizantes gratuitos, neste primeiro semestre, contabilizou 1.591 inscrições, provocando a ampliação no número de vagas, das 650 previstas passou para 900, em 28 opções de cursos. Deste total, 150 vagas foram destinadas para seis cursos oferecidos em parceria com o SENAI. De 18 a 22 de julho será realizado novo processo seletivo para cerca de 600 vagas, com possibilidade de outros cursos, uma vez que outras opções surgem da disponibilidade dos voluntários. Atualmente, os cursos são ministrados por uma equipe de 50 voluntários.

Números de 2015:

No primeiro semestre de 2015, foram realizadas 2,3 mil inscrições para o Mundo do Trabalho, com 930 vagas em 32 opções de cursos, que formaram 486 pessoas. No segundo semestre, foram 910 inscrições para 540 vagas, em 28 opções de cursos, com 409 formados e outros 200 concluíram os cursos em parceria com o SENAI. Desde a criação do programa 1.095 pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho, sendo que 145 pessoas foram encaminhadas para 39 vagas e, destas, cinco foram contratadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais