Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Moradores realizam mutirão para revitalizar paradas de ônibus do loteamento De Zorzi I

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Ação também envolve outras partes do bairro. Iniciativa ocorre neste sábado (26/09), em Caxias do Sul

Foto: Divulgação

Muitas pessoas usam o final de semana como um momento de descanso após dias cansativos de trabalho. Para os moradores do loteamento De Zorzi I essa definição dá lugar a mobilização em prol da comunidade. Cansados de esperar o poder público, neste sábado (28/09), eles realizam um mutirão em busca de revitalizar algumas partes do bairro. A iniciativa conta com pintura de paradas de ônibus, dos corrimões de escadas e do meio fio em determinadas ruas.

A ideia partiu do presidente da Associação de Moradores do local (AMOB), Luis Rocha, que visualizou do alto da sua residência popular a falta de manutenção da parada na qual cerca de mil residentes pegam o ônibus. Ele conta que a partir disso foi conversar com a diretoria da AMOB para propor o mutirão. A vontade é pintar os sete pontos de embarque, o meio fio da Rua Madre Bárbara, 866, e os corrimões das escadarias que ligam o loteamento ao bairro Diamantino.

Cerca de 20 moradores vão participar dessa primeira mobilização. Rocha afirma que se der certo, pretende efetuar mais ações desse tipo no bairro. “Vamos ver essa primeira experiência. Se tivermos êxito tentaremos ampliar, além de procurar conversar com outros presidentes da região.”, comenta.

Mesmo com a autorização da Prefeitura e o engajamento dos moradores, Rocha coloca que falta o Município disponibilizar a tinta amarela para pintar os meios fios que são considerados impróprios para estacionamentos. Essa parte é de responsabilidade do órgão. Ele coloca que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ainda não realizou a licitação para a aquisição do material. Questionada, a pasta preferiu não se pronunciar. “Até o momento, devido a falta de licitação, eles [secretaria] estão sem tintas amarelas para demarcar as áreas impróprias para estacionamento. Assim que tiverem as tintas, eles vêm fazer [a pintura].”, explicou.

Para o presidente da AMOB, a ação vai refletir em uma valorização do espaço público pelos moradores. Ele ainda afirma que atividades como essa integram a comunidade e influenciam para o uso do ambiente que pertence a todos. “Nesse aspecto, vai integrando a comunidade e ela se apropria do espaço público.”, finaliza.

O mutirão segue das 9h às 17h. A área  verde do bairro será ponto de encontro para dar o pontapé inicial a ação.

(Ouça a matéria na aba "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais