Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prefeito Daniel Guerra recebe embaixadora do Senegal

por Ivan Sgarabotto

Autoridades discutiram situação dos imigrantes em Caxias do Sul

Foto: Petter Campagna Kunrath

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, recebeu nesta terça-feira, 19, a embaixadora do Senegal, Fatoumata Binetou Correa. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença de representantes da comunidade senegalesa de Caxias, além da primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra e secretários municipais.

Em pouco mais de uma hora, foram discutidos assuntos como a situação dos imigrantes no município, o comércio irregular nas ruas centrais e as ações que a prefeitura vem implementando para auxiliar a comunidade senegalesa, como a Feira Sem Fronteiras e a Feira Senegalesa.

A embaixadora disse ser contra o comércio ilegal e sugeriu soluções para o problema. “Em Dakar (capital do Senegal) também é proibido o comércio na rua ilegal. Lá temos esse mesmo tipo de problema e foi buscado um lugar para tirar essas pessoas da rua. Isso pode ser possível aqui também. Outra possibilidade seria trabalhar com a Associação Senegalesa, que tem um banco de dados, o encaminhamento das pessoas para vagas de emprego formal”, afirmou.

As sugestões serão avaliadas pelo governo, que informou ainda que já está em estudo a possibilidade de permitir que os imigrantes façam venda de porta em porta fora do quadrilátero central. Além disso, um projeto que contemplará as questões de trabalho e emprego está sendo formatado. “A prefeitura, frente à crise econômica e ao desemprego, está unindo esforços para reverter essa situação. Mas precisamos respeitar a legislação e é meu dever fazer com que ela seja cumprida. O comércio ilegal não pode ser permitido nem para um caxiense, nem para qualquer outra pessoa”, disse o prefeito.

A primeira-dama, que desde o início do governo vem trabalhando nas questões de imigração, falou sobre a troca de experiências com os senegaleses e a importância de fortalecer os laços. “Precisamos pensar de que forma a gente pode construir essa integração. Não será da noite para o dia. É um processo, uma troca cultural. A gente não tem uma solução pronta, mas estamos aqui abertos para construir”, destacou.

Durante a conversa, a embaixadora também destacou a importância dos serviços de educação, saúde e igualdade racial prestados pelo Município aos senegaleses. O prefeito encerrou o encontro destacando a importância do papel dos imigrantes na construção de Caxias. “Todos são muito bem-vindos a Caxias do Sul. Respeitamos identidades, valores, costumes. Todos têm que se sentir dentro de uma família, que é a família caxiense. A cidade cresceu, se desenvolveu em função dos imigrantes, graças à diversidade e ao respeito”, concluiu.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais