Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aniversário de 10 anos do PIM é comemorado neste sábado, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Haverá a assinatura de um decreto que institui o PIM como política pública em Caxias do Sul

Foto: Andressa Gallo

Neste sábado, 20, às 14h, na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, vão ocorrer as comemorações do 10º aniversário do programa Primeira Infância Melhor (PIM). Na ocasião haverá a assinatura de um decreto que institui o PIM como política pública em Caxias do Sul.

O PIM é um programa estadual instituído em Caxias do Sul no ano de 2005 para promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até a primeira infância. Caracteriza-se por um trabalho intersetorial que envolve a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Educação e a Fundação de Assistência Social.

O Programa funciona por meio de visitas domiciliares semanais realizadas por visitadores capacitados e supervisionados por monitores. A cada visita, o profissional do PIM, orienta as famílias por meio de atividades lúdicas, quanto ao desenvolvimento integral da criança, respeitando a cultura, as crenças, a realidade e as vivências das mesmas. As gestantes são orientadas a manter um acompanhamento pré-natal adequado e no cuidado com o bebê, estimulando o seu desenvolvimento saudável e, ao mesmo tempo, contribuindo para a redução das taxas de morbidade e mortalidade materna e infantil.

Cerca de 97% das famílias atendidas pelo PIM relatam que o programa modificou positivamente o modo de tratar os filhos, ajudando a entender melhor o seu desenvolvimento e as suas necessidades afetivas e de cuidado.

O PIM Caxias está ligado às ações do Programa Bebê Tem Hora Certa, cujo objetivo é incentivar a permanência da gestante na escola, a adesão à assistência pré-natal e o planejamento familiar pós-parto, além de informar sobre as mudanças físicas da gestação e aos cuidados com o recém-nascido fortalecendo o vínculo com o bebê.

Os números do PIM em Caxias do Sul

Desde 2005 o PIM já atendeu 4.510 famílias. Atualmente, 236 famílias são acompanhadas pelo Programa que atua nas comunidades Santa Fé, Canyon, Vila Ipê, Belo Horizonte, Portal da Maestra, Vergueiros, Vila Lobos, Adamatti, Conquista, Reolon, Mariani e Kayser. Além disso, há visitadores que atuam também pelo programa Bebê Tem Hora Certa em regiões do Município de acordo com a demanda.

A equipe é composta por 17 visitadores, quatro monitores, três integrantes do Grupo Técnico Municipal e um digitador. A partir do dia 29 de junho a equipe será acrescida de mais 15 visitadores, totalizando 40 profissionais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários