Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

“Estamos trilhando bons caminhos e conseguindo ótimos resultados”, diz presidente da Fundação Caxias sobre as ações em 2019

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Paulo Poletto comemora os resultados obtidos no Banco de Refeições Coletivas, Campanha do Agasalho e Banco de Doações em 2019

Foto: Pablo Ribeiro/Arquivo/Tua Rádio São Francisco

Em 2019, a Fundação Caxias comemorou 50 anos de atividade. Na avaliação do presidente da entidade, Paulo Poletto, o ano foi positivo, apesar de o momento econômico ter sido difícil para algumas empresas mantenedoras da Fundação. “Eu acho que existem caminhos bons que estamos trilhando, onde estamos conseguindo ótimos resultados”, diz Poletto.

Entre os programas que compõe a entidade está o Banco de Refeições Coletivas, que aproveita o excedente produzido pelas maiores empresas de refeições coletivas do município. Atualmente, 16 entidades assistenciais estão cadastradas ao programa, onde cerca de 1.100 refeições são distribuídas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que podem contar com uma refeição balanceada. Entre o início do projeto, em 2015, até o momento foram disponibilizadas 526.588 refeições. “Nós fechamos o ano com mais de 1100 refeições por dia. A gente agradece a comunidade e as empresas que cederam alimentação, pois a gente conseguiu abrir mais espaço junto às empresas. Atendemos essas entidades, que agora tem alimentação completa e isso é um ponto super positivo”.

A Fundação Caxias também conta com a Campanha do Agasalho, que em 2019 arrecadou 236.845 peças, distribuídas entre 75 entidades cadastradas. Desde a primeira edição, em 2001, as doações somam 3.566.657 peças. “Essas peças são recebidas, separadas e entregues para as entidades. Nós sempre falamos entidades porque quem conhece quem precisa de ajuda são aquelas entidades que estão lá nos bairros, que conhecem as famílias e as pessoas que estão passando dificuldades. A gente ajuda essas entidades para que elas estendam os braços para as pessoas que mais precisam”.

A entidade mantém o Banco de Doações de maneira permanente, trabalhando com a coleta, triagem e distribuição de móveis, eletrodomésticos, brinquedos e outros utensílios. As doações são realizadas a 230 entidades cadastradas junto à Fundação, responsáveis por destinar esses materiais às pessoas em risco e vulnerabilidade social. Desde 2001, foram entregues 86.148 itens, sendo que a média de doações por mês é de 494 itens. “Nós temos uma frequência de pedidos muito grande, principalmente de famílias que tem dificuldades ou que tiveram a casa incendiada ou alagada. A comunidade, graças a Deus, tem dado resposta à Fundação Caxias”.

Para o ano que vem a Fundação Caxias pretende se consolidar, buscando reforços financeiros e mais voluntários. Poletto acredita que 2020 será um ano ainda melhor para a Fundação. “A Fundação Caxias tem crescido, mas precisa de reforços, tanto financeiros como de pessoas. Acho que vai ser um ano melhor”.

A Fundação Caxias fica localizada na Rua Sarmento Leite, nº 2189, no bairro Rio Branco. Para ajudar a entidade, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3223-0528, ou pelo email: [email protected].

A Fundação Caxias:

A Fundação foi fundada em 1969 por um grupo de empresários caxienses que tiveram a iniciativa de criar uma entidade social, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover ações voltadas à qualidade de vida da comunidade. A entidade foca suas atividades na inclusão social e na promoção de ações sociais, em parceria com outras iniciativas assistenciais, entidades de classe, poder público, sindicatos, empresas e cidadãos.
Nos programas realizados pela Fundação, procura-se oportunizar, em primeiro lugar, o atendimento às necessidades básicas, como vestuário e alimentação. De maneira complementar, cursos e treinamentos profissionais para a inserção no mercado de trabalho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais