Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Em Canoas, freis auxiliam na distribuição de donativos angariados pelos marauenses para as vítimas das enchentes

Baixar Áudio por Camila Agostini

Deslocamento pode levar entre 16 e 19 horas até que donativos cheguem à região metropolitana

Em Marau, toneladas de mantimentos são angariadas desde o início de maio, quando as enchentes de 2024 deixaram milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas em regiões como o Vale do taquari, região central do estado e região metropolitana, incluindo a capital Porto Alegre.

A distribuição dos donativos, a partir de Marau, ocorre através da Defesa Civil e diversos grupos de voluntários, como a Paróquia Cristo Rei que, inclusive, por meio de uma grande mobilização, viabilizou mais de cinco litros de água necessária para o consumo e higiene das comunidades afetadas onde, inicialmente, houve total desabastecimento.

De acordo com o pároco de Marau, Laércio Dumineli da Luz, nesta terça-feira, 14/05, duas cargas de donativos com alimentos, água, produto de higiene e limpeza e roupas chegaram em Canoas. Para a chegada na região metropolitana foram necessárias quase 20 horas de viagem, em razão de bloqueios que impedem o tráfego nos caminhos de menor trecho, tradicionalmente utilizado por quem se desloca à capital.

Nesta quarta-feira, 15/05, outro caminhão carregado de mantimentos seguiu para Canoas onde os freis, que estão alojados em residências de paroquianos – já que a casa paroquial também foi invadida pela água - atuam para a distribuição aos moradores de aproximadamente 30 comunidades que deixaram suas casas por conta das inundações.

Ouça entrevista completa com o frei Laércio Dumineli da Luz no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais