Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Ação de acolhimento às pessoas em situação de rua é realizada na Praça Dante Alighieri

por Clayton Camargo

Serviços do Centro Pop Rua foram disponibilizados nesta quinta-feira (14.03)

Foto: Lucas Munaretti

Na tarde de quinta-feira (14.03), a Prefeitura de Caxias do Sul, realizou mais uma ação destinada ao acolhimento e encaminhamento às pessoas em situação de rua, na Praça Dante Alighieri. Com o intuito de facilitar o acesso aos atendimentos realizados pelo Centro Pop Rua, foram ofertados serviços como encaminhamentos às casas de passagem, ao cadastro único, corte de cabelo e barba, disponibilização de passagem de ônibus para as pessoas em situação de rua que desejam retornar à sua cidade natal, esclarecimento de dúvidas, abordagens sociais, dentre outros atendimentos que necessários.

Por intermédio do Instituto Amar ao Próximo, cinco barbeiros voluntários do projeto Barbeiros do Bem, realizaram aproximadamente 53 cortes de cabelo e barba. “Esse trabalho é de amor, compaixão, solidariedade e, principalmente, inclusão”, salientou o presidente do instituto, Ricardo Mattos.

Somente nesta ação, 58 pessoas em situação de rua que procuravam orientações e encaminhamentos, foram atendidas. Os serviços de acolhimento institucional ajudaram 12 pessoas, que saíram das ruas, passaram a ter um lugar digno para dormir, se alimentar e ter todo o suporte de atendimento e acompanhamento da assistência social.
Também foram realizados dois encaminhamentos de pessoas para suas cidades de origem. Somando assim, 125 atendimentos prestados.

Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o único Município que oferta serviços especializados em assistência social às pessoas em situação de rua.


Acolhimento que transforma

O Centro Pop Rua também tem a função de encaminhar pessoas em situação de rua às casas de passagem do Município. De acordo com as assistentes sociais de Casa de Passagem Carlos Miguel, Karini Perin e Vanda de Quadros, que também estiveram presentes na ação; depois de encaminhadas pelo centro, as pessoas são acolhidas, recebem kits de higiene, banho, alimentação e passam por atendimentos técnicos. E, logo em seguida, são destinadas às demandas que necessitam, como saúde e regularização de documentos.

Centro Pop Rua

O Centro Pop Rua é uma unidade pública que atua com o atendimento especializado a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas pelo Centro Pop Rua em 2023. Dentre essas, 890 pessoas foram encaminhadas para a confecção de documentos civis como certidão de nascimento e carteira de identidade. Outras 483 receberam o auxílio para retornar à sua cidade de origem e 49 receberam algum benefício pelo Município.

Endereço: Circular Pedro Mocelin, 421, bairro Cinquentenário.

Telefone: (54) 3901-1504

E-mail: [email protected]

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais