Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe mais uma edição do Trote Solidário neste final de semana

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Estudantes de medicina convidam a comunidade a se engajar com a doação de sangue e alimentos

Foto: Divulgação / Núcleo Acadêmico do Simers

A cidade de Caxias do Sul recebe, nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2019. A ação é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá 55 estudantes de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em supermercados da cidade. 

Segundo o diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, o objetivo do Trote Solidário é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. “O cunho é mostrar ao estudante de medicina que ele pode ser médico antes de se formar, que ele pode fazer o bem ao próximo sem precisar de diploma para poder fazer isso. Então nossa ideia foi criar alternativas de soluções sociais para o estudante de medicina conseguir ajudar a população”, afirmou. (Ouça a entrevista completa no link abaixo da foto)

Neste ano, o Trote Solidário irá envolver 19 faculdades de Medicina do Estado. Na edição de 2018, houve um crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas. Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram 56,8 toneladas, um crescimento de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas.

A campanha foi criada em 2008 em parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Em 2013, o projeto venceu o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições do Trote Solidário foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Como participar

Outra função do Trote Solidário é engajar a comunidade na ação convocada pelos futuros médicos, por meio da doação de sangue ou de alimentos. A doação de sangue é um convite permanente para que a população ajude a salvar vidas, já a coleta de alimentos ocorre exclusivamente neste sábado (16), das 9h às 18h. Confira abaixo como participar:     

COLETA DE SANGUE

  • Banco de Sangue - Rua Garibaldi, nº 476 - (54) 3027-8600. Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 7h30 às 13h. Sábado das 8h às 13h
  • Hemocentro – Rua Ernesto Alves, nº 2260 – Centro – (54) 3290-4536. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Sábado das 8h às 11h30

COLETA DE ALIMENTOS

  • Andreazza Lourdes - Rua Vereador Mario Pezzi, 770. Bairro Lourdes
  • Andreazza Feijó Júnior – Rua Feijó Júnior, 526 – Bairro São Pelegrino
  • Multi Condor São Leopoldo - Av. São Leopoldo, 1485. Bairro São Leopoldo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais