Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

A luta e a mobilização dos catadores valorizadas através da solidariedade

por Camila Agostini

Comunidade pode colaborar com cooperativa de recicladores através de vakinha

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Nesta segunda-feira, 07/06, se comemora o Dia Nacional de Luta e Mobilização dos Catadores. Em Marau, há pouco menos de um ano, os profissionais da classe ganharam mais uma alternativa de reconhecimento e acolhimento.  Em agosto de 2020, iniciaram as atividades da Cooperação - Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Marau. Desde então, os cooperados recebem e processam resíduos reutilizáveis e recicláveis.

O início das atividades teve apoio do Poder Público Municipal que, através do Programa Empreender e Crescer, concede subsídios para o custeio das despesas do aluguel de uma sede, localizada na Ria Rio Grande do Sul, n° 179, Vila Verde. Outros apoiadores também são fundamentais para subsidiar carinhos de carga de tração manual, equipamentos de proteção individual (EPI’s), materiais e outros recursos necessários para regularizar legalmente a entidade.

Atualmente a Cooperação presta serviço para mais de 35 médios e grandes geradores de materiais recicláveis que recebem esta coleta sem custo, mantendo-se em conformidade com a legislação ambiental vigente ao destinar seus resíduos para uma entidade licenciada. Desde que iniciou, até o momento, já foram mais de 100 toneladas de resíduos recicláveis coletados e destinados à reciclagem.

De acordo com Júlia Vanin, uma das idealizadoras do projeto e incentivadora da cooperativa, a Cooperação ainda não possui um faturamento capaz de conceder aos cooperados um salário equivalente ao mínimo nacional, uma vez que as despesas fixas e administrativas interferem diretamente no seu rendimento e ainda não conseguiu adquirir alguns serviços essenciais para garantir o trabalho digno e produtivo dos cooperados.

“Por isso estamos promovendo essa vakinha virtual para que a comunidade, membro da sociedade civil ou empresarial, possa contribuir da forma que estiver ao seu alcance para que a Cooperação possa continuar fazendo muito por Marau”, ressalta Júlia.

Algumas demandas de extrema urgência devem ser adquiridas com as doações, como por exemplo, aquisição de bebedouro d’água; aquisição de uniformes de inverno; aquisição de EPI’s; aquisição de ventiladores industriais; aquisição de móveis para escritório administrativo; aquisição de balança de plataforma industrial (valor médio mercado R$ 5.500,00); aquisição de prensa enfardadeira vertical (valor médio mercado R$ 35.000,00); melhoria ou troca do veículo automotor.

“Se preferir, você ou sua empresa também podem contribuir fornecendo ou doando materiais focos do seu negócio”, reforça a direção da cooperativa, hoje presidida por Airton Soares.

A campanha ficará ativa até o dia 30/06. Para doações, clique aqui e acesse o link. Para mais informações e para conhecer melhor a Cooperação siga a entidade nas redes sociais @cooperacaomarau ou entre em contato através do e-mail: [email protected] ou fone/whatsapp: 54 9 9706-2492 | 54 9 9929 8242.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais