Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Primeiros refugiados venezuelanos chegam ao Rio Grande do Sul nesta quarta

por Pablo Ribeiro

A cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, será o destino de 221 migrantes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

A cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, será o destino de 221 migrantes refugiados venezuelanos, que chegam ao Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira , dia 5. O primeiro voo, que chegará a Porto Alegre por volta de 19h30, no Aeroporto Salgado Filho, trará 125 pessoas e o segundo, no dia 13 de setembro, 96 cidadãos da Venezuela. Já o grupo de 125 migrantes que passará a residir em Canoas, também na Região Metropolitana de Porto Alegre, chegará no dia 11 de setembro, na Base Aérea de Canoas.

A convite do Governo Federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e a secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara, viajaram para Roraima na segunda-feira (03). Lá, eles acompanham a vinda dos primeiros refugiados venezuelanos. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal concedeu entrevista ao programa Conectado, da Tua Rádio São Francisco, na manhã desta quarta-feira (05). Pascoal relatou bom ambiente em Esteio para a chegada dos venezuelanos. “Felizmente, a maior parte da população tem se manifestado de forma positiva, e, inclusive têm se disponibilizado a ajudar dentro das suas possibilidades. Muitas pessoas querendo ajudar com doação de itens; muita gente querendo ajudar através de trabalho voluntário; muita gente querendo dar aula de língua portuguesa pra essas pessoas. Há um ambiente bastante positivo”, disse o prefeito.

 

:: Confira a entrevista completa com o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

 

No dia 13, serão 196 venezuelanos - 96 que ficarão em Esteio e 100 em Canoas. O processo termina no dia 18 de setembro com a chegada de 200 venezuelanos que ficarão em Canoas. Um total de 646 venezuelanos vão residir no Estado - 425 em Canoas e 221 em Esteio.

Para acolher os imigrantes, Esteio vai receber R$ 530,4 mil, recursos que serão investidos em ações para dar melhor acolhida aos venezuelanos, nas áreas de assistência social, saúde e educação, principalmente, ao longo de seis meses, período que poderá ser renovado.

Os alojamentos, cujos alugueis serão pagos pela Organização das Nações Unidas (ONU), ficam na Rua Senador Salgado Filho, no Parque Tamandaré, onde serão acomodadas famílias em 20 apartamentos com seis a oito camas cada, e na Rua Liberato Salzano Vieira, na Vila Osório, que tem 27 apartamentos. Ambos os espaços contam com cozinhas compartilhadas, onde as famílias dos refugiados poderão preparar as refeições com os alimentos doados pelo Exército.

O anúncio da vinda dos refugiados e a assinatura dos contratos de locação foram realizados em Canoas, no dia 24 de agosto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais