Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto idealizado por caxiense pretende transformar lixo em verba para reformas de escolas gaúchas

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (05/08), na escola Cristóvão de Mendoza. Diretora da instituição comenta que valor ajudará em melhorias que o Estado não consegue cobrir

Foto: Divulgação

Uma iniciativa que pretende conscientizar estudantes da importância da separação correta dos lixos, com o objetivo de reverter os resíduos em verbas para melhorar a infraestrutura de escolas. Essa é a ideia do projeto Escola Lixo Zero lançado nesta segunda-feira (05/08), em Caxias do Sul, pela startup OSucateiro.com.

A ação vem para fazer com que alunos realizem a destinação certa dos detritos, por meio do aplicativo Lixo Zero, que ajudará na educação ambiental dos estudantes. A partir dessa separação, os resíduos coletados, como plástico e papel, serão vendidos para a reciclagem e destinados à escola. Conforme o idealizador do projeto, Rafael Davi Valentini, além de beneficiar a escola, a ideia ajuda o meio-ambiente e o espírito de comunidade.

“(O projeto) é para mostrar que se a comunidade agir em conjunto, elas podem fazer movimentos como esses, que ajudam uma escola, trazendo dinheiro para a instituição. Além de ajudar na questão climática, uma vez que o lixo é um dos grandes geradores de metano*, e a iniciativa auxilia para colocar esses resíduos nos locais corretos.”, completou.

*Gás causador do efeito estufa, que afeta o clima, a fauna, vegetação e ecossistemas

Primeira parada

O lançamento do projeto ocorreu no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. No local, foram realizadas mudanças para abrigar o projeto. Alunos, pais de estudantes e funcionários montaram uma força tarefa para efetuar a instalação de 350 lixeiras entorno da escola, preparar um local para receber uma composteira, além de transformarem um espaço na chamada Central de Resíduos, que abriga, em sacos separados, o montante de detritos acumulados nas lixeiras para, posteriormente, ser vendido. Conforme Valentini, esse processo foi realizado durante 15 dias, terminado ao final de julho. Ele ainda comentou do motivo do instituto ser a primeira parada do projeto. “O Cristóvão de Mendoza é uma das maiores escolas do Rio Grande do Sul, abrigando cerca de mil alunos. Com isso, ela é uma grande geradora de resíduos que, consequentemente, podem ser transformados em grandes receitas para a escola”, afirmou Valentini.

Importância da verba para a escola

Para o Cristóvão, essa conscientização e a possibilidade de receita é importante para mudar os rumos da escola, uma vez que a verba repassada pelo Estado é insuficiente para reformas mais robustas, como a pintura de toda a escola, troca de classes e cadeiras quebradas, mudanças das janelas danificadas, entre outros diversos problemas detectados. Essa também é a visão da diretora da instituição, Roseli Bergozza. “Como escola pública, essa verba será importante para as demandas que temos diariamente e que o Governo do Estado não dá conta de manter com as verbas que repassam,”, avaliou Bergozza.

A diretora ainda exemplificou onde poderia ser utilizado o recurso, colocando que também ajudará na compra de materiais do cotidiano da escola. “Um rapaz acabou de me dizer que a fonte do servidor do laboratório de informática dos estudantes do tempo integral está queimada. Eu ainda não recebi o *repasse da autonomia do Estado*, o que significa que não posso comprar (a fonte) sem receber esse valor. Tomara que o lixo gere uma receita suficiente para que possamos fazer essa e outras reformas na escola, além da pintura do entorno.”, explicou a diretora

*Refere-se ao Programa Autonomia Financeira, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul

A inauguração contou com diversas atividades para conscientizar os estudantes, como a apresentação do projeto “Sucata Sonora”, que utiliza materiais recicláveis como instrumento musical, com o intuito de criar um primeiro contato das pessoas com a música. O projeto Escola Lixo Zero está em processo de estruturação em 17 cidades brasileiras, esperando apenas a última fase para contratação do serviço.

Conheça o aplicativo Lixo Zero

Nomeado como PACSCRAP, a ferramenta gratuita serve para mapear resíduos nas cidades, promovendo a destinação correta e a diminuição de extração de recursos. O aplicativo surgiu em 2018, contando com mais de 100 cidades envolvidas nele.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais