Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospital Unimed doa alimentos não utilizados para entidades assistenciais de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Parceria entre o hospital e a Fundação Caxias garante refeições para 125 crianças atendidas pelo Centro Assistencial Portal da Luz, e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Uma parceria entre o Hospital Unimed e a Fundação Caxias em um projeto para doação de alimentos, está beneficiando duas entidades assistenciais de Caxias do Sul. Desde o dia 19 de novembro, as refeições que não são utilizadas por pacientes, médicos e funcionários da instituição de saúde são encaminhadas para as 75 crianças atendidas pelo Centro Assistencial Portal da Luz, no bairro Marechal Floriano, e para as 50 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Montes Claros.

Conforme a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, a nutricionista Vanessa Pazinato Dias, em 2018 a Fundação Caxias convidou o hospital para aderir ao projeto Banco de Refeições Coletivas, que tem como objetivo o aproveitamento do excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e restaurantes de Caxias do Sul em entidades assistenciais. Para que o hospital iniciasse as doações, foi necessária uma adequação à legislação para incluir cozinhas hospitalares como entidades doadoras.

A alteração na lei ocorreu em 2019 e, com isso, foi efetivado um contrato com a Fundação Caxias para doar o excedente de produção do restaurante. A coleta é de responsabilidade da Fundação Caxias. Não há uma quantidade mínima ou máxima de alimentos a doar. Dessa forma, não há comprometimento econômico com esta doação, como explica Vanessa. “Tem dias que pode haver um volume maior e outros menor. Essa relação ficou muito bem estabelecida com a Fundação, pois era uma preocupação que nós tínhamos. Independente do quanto a gente tem pra dor, sabemos que, lá na ponta, isso está beneficiando as entidades”.

A partir da ação da Unimed, há uma importância social. Segundo a nutricionista Andréia Falcão e Cunha, muitas das crianças atendidas pelas entidades, fazem apenas esta refeição ao dia. “É uma forma de levarmos um alimento que foi preparado de forma segura. É muito importante podermos contribuir com estas entidades que oferecem essa refeição”.

Atualmente, 16 entidades estão cadastradas ao programa Banco de Refeições Coletivas de Caxias do Sul, onde cerca de 830 pessoas em situação de vulnerabilidade social podem contar com uma refeição balanceada. Entre o início do projeto, em 2015, até o ano passado, foram entregues mais de 500 mil refeições.

Para empresas que querem colaborar, mais detalhes e informações pelo email [email protected] ou pelos telefones: (54) 3223.0528 / (54) 99112.8383/ 99112.9890.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais