Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias é a segunda cidade do RS com maior número de carteirinha para pessoas com espectro autista

por Daniel Lucas Rodrigues

A cidade aumentou em 170% a emissão do documento

Foto: Bruna Giusti/Divulgação

Dados da FADERS/Acessibilidade e Inclusão, responsável pela emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), mostram que 482 documentos foram emitidos em Caxias do Sul. A cidade só está atrás de Porto Alegre, que conta com 1.540 carteirinhas. O levantamento contabiliza emissões até novembro de 2022.

Com isso, houve aumento de 170% de documentos confeccionados para pessoas de Caxias do Sul, nos últimos quatro meses, período do primeiro balanço da campanha “TEAbraça”, desenvolvida pela Câmara Municipal, com apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, que visa fomentar o encaminhamento da CIPTEA. Considerando o início da campanha, em abril de 2022, houve aumento de 625%, quando havia 77 documentos emitidos para a cidade.

A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

A CIPTEA pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da FADERS. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais