Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Mundo do Trabalho forma mais 240 alunos em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

De 18 a 22 de julho será realizado novo processo seletivo para cerca de 600 vagas

Foto: Elisângela de Souza

A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados – Lefan, projeto social mantido pela Associação Literária São Boaventura e Editora\Gráfica São Miguel, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego - SDETE promoveram na noite desta terça-feira, 31, a formatura da quinta turma do Programa Mundo do Trabalho. Ao todo, 240 alunos receberam certificado de conclusão de curso com a presença de autoridades, familiares e amigos, que lotaram o Salão dos Capuchinhos.

O Frei José Lagni ressaltou que o ano das comemorações dos 120 anos da ordem franciscana, pode ser resumido em três palavras: gratidão, paixão e esperança.

A capacitação, ministrada por voluntários da Lefan, forma pessoas aptas a ingressar no mercado de trabalho, com idades entre 14 e 59 anos. Foram oferecidos, os cursos gratuitos de Atendimento em postos de combustíveis; Auxiliar Administrativo (3 turmas); Assistente Administrativo com ênfase em recrutamento e seleção; Auxiliar de Contabilidade; Desenvolvimento de Liderança;  Matemática; Manicure e Pedicure; Operador de Empilhadeira (2 turmas); Portaria e Recepção;  Telemarketing em vendas. O perfil destas pessoas mostra que 31% são homens e 69% mulheres; 18% tem ensino fundamental incompleto, 16% fundamental completo, 17% ensino médio incompleto e 39% ensino médio completo.

Paralelamente aos cursos, os formandos participaram do Projeto Atitude em Busca do Trabalho, onde receberam orientações sobre a elaboração de currículos e de postura, linguagem e apresentação adequadas para entrevista de emprego, através de oficinas que ocorreram semanalmente com aproximadamente 20 pessoas, previamente agendadas.

A intensa procura pelos cursos profissionalizantes gratuitos, neste primeiro semestre, contabilizou 1.591 inscrições, provocando a ampliação no número de vagas, das 650 previstas passou para 900, em 28 opções de cursos. Deste total, 150 vagas foram destinadas para seis cursos oferecidos em parceria com o SENAI.

De 18 a 22 de julho será realizado novo processo seletivo para cerca de 600 vagas, com possibilidade de outros cursos, uma vez que outras opções surgem da disponibilidade dos voluntários. Atualmente, os cursos são ministrados por uma equipe de 50 voluntários.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais