Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Guaporé avança na conservação do solo

por Eduardo Cover Godinho

Com a aquisição de um terraceador, equipamento específico para construção de curvas de nível, município amplia o trabalho

Equipamento vai colaborar com o trabalho do homem do campo
Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, de Guaporé, em parceria com o Escritório da EMATER/Ascar-RS e outras entidades que fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG), estão empenhadas em solucionar um dos mais graves problemas ambientais existentes na atualidade que é a perda de solo. O assunto foi tema do “Encontro de Solos” realizado no município nos dias 24 e 25 de maio, quando, mais de 30 técnicos da Emater, da Serra Gaúcha, estiveram na Casa da Cultura e em propriedades rurais debatendo sobre as práticas conservacionistas de cultivo. Entre os assuntos abordados a cobertura do solo, plantio em nível, correção e calagem, técnicas de plantio e construção de terraços.

Conforme o Secretário Cleto Antônio Salvagni, esse trabalho tem uma visão de futuro, pois resguarda a base da agricultura que é o solo, a base para a produção de alimentos.

“As técnicas estão sendo retomadas como prioridades, pois trata-se de uma questão de conservação ambiental. Elas envolvem recursos naturais finitos e delicados como a qualidade da água e a fertilidade do solo, ambos essenciais para todos nós e que foram deixados de lado”, disse.

Funcionários da Emater/RS-Ascar dos municípios da região realizaram uma demonstração conjunta de método de construção de terraços para controle de enxurradas, na propriedade do agricultor Ivo Matiello.

"O terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno e tem finalidade de reter, infiltrar ou escoar lentamente as águas das chuvas. A função do terraço é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e com isso diminuir a velocidade de escoamento da água superficial", explica o extensionista Tiago Olivera Figueredo de Guaporé

 

Conjunto de Técnicas

Segundo João Villa, assistente técnico Regional da EMATER, mesmo em solos com plantio direto, a enxurrada pode ser expressiva.

Principalmente com as chuvas de alta intensidade que vêm ocorrendo nas últimas safras, quando são agravadas em terrenos com rampas longas ou de declividade acentuada”, diz o Engenheiro Agrônomo.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nunca recomendou a retirada dos terraços. Villa ressalta que há uma visão errada em se afirmar que lavouras sob sistema plantio direto não necessitam de terraceamento.

“Argumenta-se que a palha que recobre o solo retém a enxurrada quando, na verdade, a palha aumenta a velocidade de infiltração e diminui a desagregação do solo, mas não reduz completamente a enxurrada”.

A Secretaria da Agricultura também aprovou Leis de apoio ao setor que consistem no sistema troca-troca de sementes de forrageiras para cobertura de solo nos períodos de inverno. O programa troca-troca de forrageiras tem 15 % de desconto para quem pagar no prazo estipulado. Esse processo, em conjunto com outras técnicas, permite amenizar as perdas de solo.

 

Programa de TV

Equipe de TV da EMATER esteve presente no evento em Guaporé gravando o trabalho que será transmitido no programa “Rio Grande Rural” da TV Educativa que por sua vez será retransmitido em várias emissoras do Brasil: Rede Vida, UCS TV e outros canais ligados ao setor rural.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais