Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Estado abre colheita de uma das maiores safras de soja da história

por Camila Agostini

Abertura oficial ocorreu em Tupanciretã, conhecida como Capital Gaúcha da Soja

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O município de Tupanciretã, conhecido pro ser a Capital Gaúcha da Soja por ser o maior produtor do grão do estado, sediou na manhã de sábado, 30/03, a 12ª Abertura Oficial da Colheita da Soja do Rio Grande do Sul. Realizado no Complexo Tupanciretã, área de 200 hectares com lavoura experimental da prefeitura, o evento reuniu produtores, empresários e autoridades.

“Faço questão de estar aqui para prestar minha homenagem e em nome de todo o povo gaúcho a quem empreende no campo, se submetendo ao imponderável do clima, além de enfrentar todas as dificuldades de infraestrutura, tributária e burocracias, gera riqueza e sustenta nossa balança comercial”, afirmou o governador Eduardo Leite em seu discurso, logo após participar do ato simbólico de colher os primeiros grãos da safra de verão 2018/2019.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja do país, atrás apenas de Mato Grosso. Apesar das chuvas intensas de setembro e outubro terem prejudicado o desenvolvimento de algumas lavouras, a expectativa da safra 2018/2019 indica aumento na produção de 9%, com 18,7 milhões de toneladas do grão. Se for concretizada, poderá ser a segunda maior da história do RS.

Para alcançar esse patamar, o produtor tem usado de todos os meios para ampliar o uso de tecnologia a fim de reduzir custos, aumentar produtividade e, dessa forma, melhorar a rentabilidade. Foi por esse caminho que a produtividade da soja saltou de 2.823 kg/ha na safra 2006/2007 para 3.394 kg/ ha na safra 2017/2018 – aumento de 20% em apenas 10 anos.

Saudando o esforço e a resiliência do produtor, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, afirmou que o seu papel e o do governo como um todo é não atrapalhar. “Estamos fazendo um grande esforço pela desburocratização da nossa agricultura, de forma que o olhar do órgão fiscalizador seja de incentivo, não apenas de punidor. Estamos aqui para sermos parceiros do agricultor”, destacou Covatti Filho.

Também prestigiaram o ato, o senador Luis Carlos Heinze, o deputado federal Jerônimo Goergen, o deputado estadual Frederico Antunes, o prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Elmar Konrad.

Informações: Secom/RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais