Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Poder público e entidades acompanham situação da estiagem em Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Rio Grande do Sul acumula perdas no milho
Foto: Reprodução/Mário Piovesan/Seapdr

A lista de municípios gaúchos em situação de emergência em razão da estiagem vem crescendo. Em Marau, a realidade está sendo acompanhada por uma série de órgãos ligados ao poder público e ao setor primário – segmento que acumula prejuízos em função da falta de água para plantações e animais.

Conforme a coordenadora municipal da Defesa Civil, Naura Bordignon, com os acumulados da chuva ocorrida na semana de 20 a 24 de dezembro, Marau ainda não preenche os requisitos necessários para emissão do decreto. Porém, nos próximos dias, novos encontros de avaliação serão realizados e não se concretizando novas e significativas chuvas, não se descarta a possibilidade de que o município marauense também emita o decreto de situação de emergência.

Segundo a Emater, em nível estadual os maiores danos ocorrem nas lavouras de milho e há lugares onde as perdas chegam a 90% . Também há prejuízos nas lavouras de soja sendo que em muitos lugares o plantio ainda não foi concluído. O coordenador estadual da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Júlio César Rocha Lopes, diz que o órgão busca realizar de forma rápida a vistoria e a homologação dos decretos de emergência, para que o reconhecimento por parte da União ocorra e as verbas necessárias possam ser liberadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais