Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Fecovinho abre festividades dos 65 anos de fundação da entidade

por José Theodoro

Evento maior vai acontecer no dia 22 de novembro, data do aniversário

Oscar Ló (presidente da Fecovinho) e Vergílio Perius (presidente da Ocergs-Sescoop/RS)
Foto: Divulgação

Foi aberta na noite da última quarta-feira, 24, as comemorações alusivas aos 65 anos da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), que acontece no dia 22 de novembro. O evento foi realizado na sede administrativa da Sicredi/Serra, em Carlos Barbosa, com as presenças de lideranças do setor cooperativista dos presidentes da OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius e do presidente da Fecovinho, Oscar Ló. Até o final do ano haverá uma extensa programação para celebrar essa data, com a implantação de um curso de MBA em Gestão de Cooperativas, já em andamento, e mais três cursos de formação profissionalizantes do setor. Também será lançado um livro sobre a história da Fecovinho em um grande evento que está sendo programado para o data de fundação.

O presidente da Fecovinho, Oscar Ló, ressalta que é uma data muito importante, na medida em que as Cooperativas surgiram num período de muita dificuldade de comercialização dos produtos, o que levou os produtores a se organizarem e criarem suas Cooperativas. Foi quando a Federação nasceu para ajudar as Cooperativas que estavam em dificuldades e perceberam que se juntando teriam mais facilidades para resolver os problemas que eram comuns. Por isso ele entende que a Federação sempre teve um papel importante na condução dos negócios e na orientação para as Cooperativas. No entanto, ele entende que é importante celebrar o que foi feito até agora, mas é preciso planejar o futuro, porque o que serviu até agora pode não ser fundamental para o amanhã, “então é um momento de repensar, celebrar e comemorar, mas de planejar a Fecovinho para os próximos anos”, sugere.

Oscar recorda que o foco da Fecovinho está voltado para o desenvolvimento tecnológico, formação, educação, orientação e no papel de representação. Neste sentido a Fecovinho lançou um curso de MBA em Gestão de Cooperativas, com duração de dois anos e mais três cursos profissionalizantes para os associados, na área de formação técnica e capacitação dos gestores das cooperativas. “Isso é importante, as vezes a gente fala, fazer do jeito que o avô fazia, o pai fazia, mas as vezes esse modelo para os tempos modernos não servem mais. Então nós temos que buscar novas alternativas, buscar novas metodologias para cada vez mais viabilizarmos a propriedade dos associados das Cooperativas”, explica.

Sucessão

Para Oscar Ló, a sucessão rural tem que ser uma consequência e não uma obrigatoriedade, imposta ao jovem, mas criar instrumentos e mecanismos para fazer com que a propriedade seja interessante, seja rentável e o jovem se sinta atraído em ficar na atividade. É neste sentido que a Fecovinho vai em busca de novas tecnologias, nova variedades, lançamento de novos produtos, procurando agregar valor nos produtos, para que o jovem sinta-se atraído e permaneça na propriedade.

Sistema Cooperativista

O presidente do sistema Ocergs/Sescoop, Virgílio Perius lembrou que o Cooperativismo representa uma forma de distribuição da riqueza coletiva gerada. Para ele, no caso das Cooperativas Vinícolas, elas produzem bons vinhos, se esmeram por produção, repetem o que seus antepassados fizeram na Itália e sobrevivem a muitas gerações por muitos anos, com base no trabalho desse setor. “As Cooperativas são a expressão dos agricultores, se organizam para exatamente industrializar e comercializar a produção dos sócios. São a âncora e a segurança de bons preços. Tem cooperativas com 1% do mercado, mas se desaparecessem não haveria mais mercado regular e mercado justo para nossos produtores e para outras atividades. Então elas seguram o preço, seguram a assistência técnica e o produtor permanece no campo e distribui a riqueza gerada onde essa riqueza é construída”, Explica.

Virgílio parabenizou a Fecovinho pelos 65 anos de luta, que integra as Cooperativas praticamente pioneiras no setor agrícola. Ele ressalta que o principal desafio do sistema é inovar na gestão, embora já se tenha cursos de pós-graduação e graduação, mas quanto mais cursos serem criados, mais cresce o sistema e por isso foi instituída a Faculdade do Cooperativismo em Porto Alegre, para dar permanentemente formação à Gestão Cooperativista.

Organização

Há 65 anos a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, (Fecovinho), uma organização constituída para defender e projetar o futuro do Cooperativismo Vitivinícola e ajudar no ordenamento da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho no Brasil. Atualmente seis são as Cooperativas associadas à instituição: Alfredo Chavense, Aurora, Garibaldi, Nova Aliança, Pradense e São João.

Parcerias, inovação tecnológica e administrativa, ousadia, fidelidade, estoque e competitividade, são as receitas adotadas pelas seis cooperativas da Serra Gaúcha, com a estratégia de manter a essência do cooperativismo sem abrir mão do lucro, poder de investimento, qualidade da produção e melhoria da qualidade de vida dos cooperativados.

As cooperativas associadas à Fecovinho atingem cerca de 4.500 famílias, com a responsabilidade de organizar e prestar assistência técnica e administrativa. A função é representar as cooperativas e defender os interesses, no âmbito social de representatividade. Um exemplo é a coordenação em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Fecovinho, do programa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), junto aos associados de cada organização.

Desde 2006 a Fecovinho conta para algumas Cooperativas, com um “braço operacional”, a Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (Cenecoop – Serra). Ela propõe-se atuar em três frentes: 01) Aquisição de insumos de forma coletiva; 02) Incentivar à industrialização coletiva e modernização tecnológica; 03) Estimular à comercialização de produtos. Por meio da Central, já se conseguiu operacionalizar a compra de volumes significativos de insumos industriais e enológicos, com redução de custos e aumento de potencialidades comerciais.

Outra importante ação viabilizada pela Fecovinho através da Cenecoop – Serra foi a participação das Cooperativas nos leilões de Prêmio para Escoamento da Produção (PEP) lançados pelo governo federal (MDA, MAPA e CONAB) para a uva a partir de 2008. Assim, se operacionalizou o escoamento de produtos que representam a garantia do pagamento do preço mínimo a aproximadamente 75 milhões de quilos de uva em três edições do programa.

No sentido de fortalecer os campos de ação dos agricultores familiares, a Fecovinho foi uma das entidades idealizadoras e coparticipantes do Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha em suas duas edições 2010 e 2011. Tem sido igualmente, a responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER - para o setor Vitivinícola, notadamente aos Associados de suas Cooperativas.

Sempre focada na inclusão social, a Fecovinho tem como propósito a procura do melhoramento tecnológico, a produção de derivados com qualidade e uma melhor remuneração do trabalho e condições de vida de todos os envolvidos no processo produtivo. Estas são suas metas permanentes, as bases de um modelo sustentável que esta organização defende e representa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais