Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Inspetores do CREA na região buscam assessoria técnica sobre autuações ambientais

por Aldoir Santos

Inspetoria do CREA em Vacaria levou problemática ao comando do Conselho no Estado

Demanda foi entregue em Porto Alegre
Foto: Divulgação

O inspetor-secretário de Vacaria engenheiro agrônomo  Elton Junior de Souza, acompanhado do representante da Zonal Serra, engenheiro agrônomo Everton Boeira, foram ao Conselho com a missão de buscar apoio do CREA-RS ao manifesto proposto pelas Associações dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (Asav), Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) a respeito das autuações aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), referente ao manejo e uso do solo em propriedades rurais. Em alguns casos, segundo o inspetor as multas e embargos superam a faixa de R$ 1 milhão, chegando a R$ 7 mil por hectare de terra.

O IBAMA baseia-se na Resolução 423/2010, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre parâmetros básicos para identificação e análise da vegetação primária e dos estágios sucessionais da vegetação secundária nos Campos de Altitude associados ou abrangidos pela Mata Atlântica. Segundo Elton Souza, os impactos dessa resolução estão afetando diretamente os agricultores das regiões dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias, que estão inseridas no Bioma Mata Atlântica, que caracteriza Campos de Altitude e sua produção rural. 


“Os profissionais e autoridades da região vieram pleitear, através da Inspetoria, respaldo e apoio técnico do Conselho nesta situação”, reforçou o inspetor. O Engenheiro Civil Miguel Vieira, gerente Institucional do Gabinete, recebeu a proposta trazida pelos inspetores e ficou de encaminhar à Presidência para análise e posicionamento do Conselho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais