Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Coordenador visita os quintais orgânicos de frutas de Vacaria e Muitos Capões

por Aldoir Santos

Projeto já tem mais de dez anos de duração em Vacaria

Técnicos foram recebidos na propriedade de Vilson Chiele
Foto: Divulgação

Juntamente com as técnicas extensionistas da Emater, Aline Sabardelotto e Morgane Toigo do Nascimento o coordenador do projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Fernando Gomes, visitou a propriedade de Pedro Vilson Chiele, localizada no assentamento Nova Batalha. Este Quintal, destaca-se, pois foi um dos 11 implantados em 2004, primeiro ano do projeto. Na propriedade um pomar de amora chegando a produzir 5 toneladas/ano. Embora na época da implantação, em 2004, o quintal fosse constituído com apenas 12 espécies de frutíferas de clima temperado, Vilson ampliou o quintal, e busca produzir até mesmo, mamão e abacate.

Diversas outras espécies de frutíferas e hortaliças foram introduzidas no Quintal. Segundo Fernando Gomes, isto, vem de encontro a proposta atual do projeto, que preconiza o cultivo de 38 alimentos, no Quintal, sendo 18 espécies frutíferas, 13 de hortaliças, abóbora, melancia, feijão, milho e três cultivares de batata doce. Para este ano a inovação fica por conta da introdução de uma forrageira, o capim kurumin.

Em Muitos Capões foram visitados dois quintais implantados em comunidades Quilombolas, um de José Godinho da Costa e outro na propriedade de João Godoy Ribeiro. Godinho ampliou significativamente seu quintal, principalmente o cultivo de citros e caquizeiros, além disso introduziu outras espécies frutíferas, como quivizeiros. O quintal da família do João Godoy, foi implantado mais recentemente e apresenta bom stand também. O projeto Quintais Orgânicos de Fruta é uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado e a Eletrobras CGTEE e em Vacaria e Muitos Capões-RS, conta com o apoio da Emater-RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais