Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2017 estão abertas

por Ivan Sgarabotto

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de junho

Foto: Jeferson Soldi

A Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, abriu o prazo de inscrição das amostras. As empresas tem até o dia 23 de junho, para inscrever os vinhos que participarão do mais importante evento do setor vitivinícola brasileiro.

Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, esta deverá ser uma Avaliação de notoriedade. “2017 está sendo um ano muito importante para a imagem do vinho brasileiro. A qualidade da safra se confirmou com uma matéria-prima muito boa e, assim, elaboramos produtos de alta qualidade”, comenta. Outro ponto forte, segundo Scortegagna, é que neste ano a ABE comemora a 25ª edição da Avaliação. “Certamente será o momento de mostrarmos o que temos de melhor. No mundo competitivo em que vivemos, poder mostrar cada vez mais a qualidade dos nossos vinhos é sempre motivo para comemoração”, finaliza.

Somente serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos, 100% varietais, da safra 2017, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos. Encerradas as inscrições, a coleta de amostras, que será realizada por um funcionário da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, está prevista para começar dia 17 de julho. As amostras serão retiradas dos tanques, recipientes ou lotes de barricas. Para os vinhos já engarrafados, serão solicitadas vistas do estoque para conferir se o volume condiz com as regras.

A terceira etapa envolverá cerca de 120 enólogos brasileiros, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 23 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando 850 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2017. As inscrições para os apreciadores abrem somente final de agosto.

Categorias de Amostras

CATEGORIA I

BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS

Elaborados a partir de variedade branca vinífera não aromática, conforme grupos:

Grupo A: Vinhos de variedade Chardonnay

Grupo B: vinhos de outras variedades não aromáticas

(3 amostras)

CATEGORIA II

BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS

Elaborados a partir de variedades brancas viníferas aromáticas.

(2 amostras)

CATEGORIA III

TINTOS FINOS SECOS

Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera.

(7 variedades)

CATEGORIA IV

TINTOS FINOS SECOS JOVENS

Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera, devendo ter um Índice de Polifenóis Total máximo de 50.

(1 amostra)

CATEGORIA V

VINHO BASE PARA ESPUMANTE

Elaborado a partir de qualquer variedade vinífera, sendo permitido o corte de variedades diferentes.

(3 amostras)

Informações pelo telefone (54) 3452.6289 ou pelo e-mail [email protected].

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais