Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Defesa Civil de Marau faz monitoramento semanal dos índices de chuva

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução / Canva

A baixa incidência de chuvas em Marau segue preocupando produtores rurais e órgãos públicos, que tentam amenizar os prejuízos da estiagem. Marau ainda não faz parte dos cerca de 150 municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em janeiro de 2023. 

Nesta sexta-feira, 27/01, a reportagem da emissora conversou com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Naura Bordignon, que reforçou o compromisso do município com os produtores. Segundo ela, o órgão segue monitorando os índices de chuva, que apresentam irregularidade. Esse trabalho é desenvolvido com o apoio da Emater e da Defesa Civil Regional, além do acompanhamento dos sindicatos e demais entidades do setor. 

Questionada sobre a possibilidade de o Município entrar com uma declaração de estado de emergência, Naura explicou que, até o momento, não foi identificada necessidade. De acordo com a coordenadora, o grande volume de chuva registrado no dia 13 deste mês ( de 30 a 35 milímetros no meio rural), ajudou a amenizar a situação. Porém, o monitoramento segue sendo realizado semanalmente e havendo o atendimento dos critérios do Governo do Estado, a declaração será feita. 

Estes critérios, explica Naura, são a comprovação do transporte de água para consumo humano e animal e do emprego de serviços para facilitar o acesso à água. Em caso de não comprovação destas necessidades, a declaração não é homologada pelos governos Estadual e Federal, o que prejudica a obtenção de auxílios como o Seguro Agrícola e os incentivos financeiros para aquisição de máquinas e construção de açudes. 

A entrevista completa com a coordenadora da Defesa Civil de Marau, Naura Bordignon, está disponível no player de áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais