Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Safra de Verão avança e estimativas serão divulgadas na Expointer

por Ana Lúcia Jacomini

Emater fará a apresentação das expectativas para a safra 2023/2024 na terça

Plantio de milho já iniciou em algumas regiões
Foto: Divulgação/Emater

A Emater está realizando o levantamento dos dados para a projeção inicial da safra das principais culturas de verão, incluindo estimativas de área de cultivo, produtividade e produção. Essas informações serão divulgadas na próxima terça-feira, 29/08, durante a 46ª Expointer, que inicia neste sábado, 26/08, em Esteio. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta semana, a semeadura do milho, um dos principais grãos de verão, segue sendo ampliada e abrangendo um maior número de regiões do Estado. A operação está mais avançada na Região Oeste e iniciou de forma mais tímida no Nordeste.

CULTURAS DE INVERNO

Trigo - No momento, 62% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e 8% em formação de grãos. As chuvas das últimas semanas têm beneficiado as plantações, especialmente as semeadas tardiamente. A perspectiva de produtividade para a cultura manteve-se, uma vez que houve germinação adequada, e a cultura está apresentando desempenho dentro dos parâmetros normais.

Aveia Branca - A cultura evoluiu rapidamente de fases fenológicas. Atualmente, 33% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 24% em enchimento de grãos e 10% em maturação. A colheita foi realizada em 3% dos cultivos.

Canola – Com um avanço significativo nas fases de desenvolvimento, apenas 5% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, aproximadamente 40% encontram-se em floração, 45% em enchimento de grãos e 10% em maturação. Algumas lavouras já foram colhidas, porém ainda não possuem representatividade estatística.

Cevada - As temperaturas elevadas para o período de inverno, a grande incidência de radiação solar e a adequada umidade do solo estão acelerando o progresso das fases de desenvolvimento. A predominância atual é do desenvolvimento vegetativo, abrangendo 75% da área; 22% encontra-se na fase de floração; e 3% no estágio de enchimento de grãos. Os cultivos manejados com técnicas apropriadas demonstram elevado potencial produtivo. No geral, as lavouras apresentam boa aparência, beneficiando-se das condições climáticas favoráveis até o momento.

PASTAGENS E CRIAÇÕES - A alternância entre dias chuvosos e frios, associados a dias mais amenos e ensolarados, tem sido vantajosa para o desenvolvimento das forrageiras. Em função do calor, o campo nativo e as pastagens perenes de verão já estão iniciando o desenvolvimento, e há melhora na oferta de forragem para os rebanhos a campo.

BOVINOCULTURA DE CORTE - As áreas de pastagens cultivadas de inverno seguem com boa oferta forrageira. A fase predominante é a gestação das matrizes. Os preços do boi gordo e de outras categorias diminuíram consideravelmente nos últimos dias, e há uma tendência de queda contínua, dado que grande parte das áreas de pastagens precisam ser liberadas, a partir de setembro, para o plantio da soja.

BOVINOCULTURA DE LEITE - As pastagens de inverno mantêm desenvolvimento satisfatório, contribuindo para o aumento dos índices produtivos. Porém, maior parte do rebanho continua sendo suplementada. O período ainda é de parição. Devido aos dias mais quentes, foi necessário aumentar os cuidados com parasitoses. Novas reduções nos preços leite têm preocupado, ainda mais, os produtores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais