Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

SA Dondoca de Nova Alvorada é campeã da raça Gir Leiteiro na Expointer

por Ana Lúcia Jacomini

Competição marcou os dez anos do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro

Foto: Reprodução/Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo
Foto: Divulgação

A SA Dondoca, da Fazenda Santo Antônio, de Nova Alvorada, é a campeã entre as fêmeas no concurso do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro. O proprietário, Álvaro Bombonatto, atribuiu o desempenho ao fato de o animal apresentar as principais características do padrão racial do Gir Leiteiro, com destaque para a produção de leite em volume e qualidade. No ano passado, SA Dondoca esteve na Expointer, mas não chegou a competir porque deu à luz durante o evento.

Gir Leiteiro é reconhecidamente o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical. Por ser uma raça originária da Índia, um país tropical, e com muitas semelhanças das condições climáticas brasileiras, o Gir Leiteiro encontrou no Brasil ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite. A raça caracteriza-se pela resistência a parasitas. Outra característica é o sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias. Tem grande capacidade de converter pastagens em leite, tornando o custo de produção da atividade mais baixo do que os animais confinados.

Por apresentar maior rusticidade e resistência a raça dispensa a grande utilização de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduo no leite. O Leite produzido pelas vacas Gir leiteiro é de grande qualidade nutricional. O Gir Leiteiro produz um leite com grande porcentagem de gordura e proteína, sendo assim um produto bastante apreciado pela indústria de laticínios. Outra vantagem é a produção do Leite A2, que diminui a incidência de alergias a determinada proteína do leite, comum em outras raças leiteiras.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais