Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Movimento de Otimização das Culturas de Inverno tem reunião nesta terça-feira no Palácio Piratini

por Ana Lúcia Jacomini

Encontro deve contar com participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do governador em exercício Ernani Polo e do líder do movimento, ex-ministro Francisco Turra

Foto: Divulgação/Critério

Melhorar a competitividade no abate de aves e suínos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É com este objetivo que o Movimento de Otimização das Culturas de Inverno, liderado pelo ex-ministro Francisco Turra, terá a primeira reunião de trabalho do ano, nesta terça-feira, 26/01.

O encontro será às 14h, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em formato híbrido. Estarão presentes o governador em exercício do Estado, Ernani Polo, deputados federais e estaduais ligados ao setor agropecuário e representantes de entidades, agroindústrias e cooperativas. Mesmo licenciado, o secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, deve participar da reunião. A ministra Tereza Cristina também é aguardada.

De acordo com Turra, a segunda safra seguida com quebra no milho do RS é mais uma justificativa para que o cultivo de cereais alternativos de inverno — como trigo, aveia e cevada — seja incentivado. “Existe potencial para chegar a 1,8 milhão de hectares com produção do inverno, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Temos subsídio tecnológico pelas mãos da Embrapa. E, além de tudo isso, demanda das agroindústrias de aves, suínos e de lácteos, que estão dispostas a comprar o mercado futuro dos grãos,” conta o líder.

Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Turra vai apresentar números que mostram a perda de competitividade dos dois estados nos últimos 15 anos, especialmente em relação ao Paraná — que possui três safras no ano. Os mesmos números foram divulgados no fim do ano passado, em webinar que reuniu o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Ricardo Gouvêa, os presidentes da ASGAV, FecoAgro/RS e SIPS, o diretor de comunicação da Lactalis, Guilherme Portella, além dos chefes das Embrapas Trigo, de Passo Fundo (RS), e Aves e Suínos, de Concórdia (SC).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais