Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Emater indica uma safra de grãos de inverno que supera as expectativas

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Levantamento foi divulgado nesta semana

Mais de 90% da área com trigo já foram colhidas
Foto: Divulgação/Emater

No Informativo Conjuntural da Emater, divulgado nesta semana, está publicada a segunda estimativa para a safra de grãos de inverno no Rio Grande do Sul. Os dados foram levantados junto às unidades operativas e contemplou uma amostra que cobriu mais de 88% da área cultivada com canola, 96% com cevada, 86% com aveia branca  e 94% para área com trigo.

A avaliação final aponta uma safra expressiva. Apesar de algumas perdas pontuais por conta do clima, os agricultores gaúchos colheram uma das maiores safras de inverno da história, conforme explica o diretor técnico da Emater, Alencar Paulo Rugeri. Na cultura do trigo, que se encaminha para o final do ciclo, 91% das áreas foram colhidas, restando apenas 9% em maturação. A atualização da estimativa de área plantada indica um valor acima dos 757 mil hectares nesta safra. A maior expressão é na região de Santa Rosa.

A colheita da canola, por sa ez, foi concluída no RS, com produtividade média de 1,6 quilos por hectare. Já a cultura da cevada se aproxima do encerramento de ciclo. Neste período as lavouras se encontram 90% colhidas e 10% na fase de maturação.  As lavouras colhidas obtiveram rendimento de 2,4 quilos por hectare. Também se aproxima do final de ciclo a cultura da aveia branca, com 95% das lavouras já colhidas e 5% na fase de maturação.

CULTURAS DE VERÃO

Soja - A implantação da cultura chega a 53% da intenção de plantio para a safra gaúcha, estimada em 5.978.967 hectares. As lavouras se encontram em desenvolvimento vegetativo. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, foram implantados 58% do total da intenção de plantio de 973.626 hectares. Em geral, a cultura segue melhorando o desenvolvimento, apresentando folhas maiores e com coloração verde intenso. Foram observados poucos registros de incidência de pragas.

Milho - Os produtores aproveitaram o tempo favorável da semana e agilizaram o plantio, que chega a 84% da intenção de plantio de 777.442 hectares para o RS. Das lavouras implantadas, 62% estão em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 18% em enchimento dos grãos.

BOVINOCULTURA DE CORTE - Nas diversas regiões do RS, o gado bovino de corte apresenta um bom estado corporal e sanitário. No manejo sanitário, está em execução neste mês a vacinação contra a febre aftosa. À medida em que a primavera avança em direção ao verão, torna-se necessária a intensificação dos cuidados para controle de verminoses e ectoparasitos, que encontram ambiente mais favorável para o seu desenvolvimento nas temperaturas mais elevadas associadas à umidade. São ainda destaques as práticas de preparo de ventres e touros para a temporada de acasalamento. Esta, inclusive, já teve início em algumas propriedades, onde há previsão de suporte com pastagens cultivadas de inverno para o período das primeiras parições.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais