Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Agroindústrias do queijo serrano podem obter Selo Arte

por Aldoir Santos

Antes desta medida, os produtos que possuíam inspeção sanitária municipal só podiam ser comercializados dentro do município

. No Estado, existem atualmente seis agroindústrias produtoras de Queijo Artesanal Serrano, de um total de 110 produtoras de queijo
Foto: Divulgação

Neste mês de setembro, as agroindústrias de Queijo Artesanal Serrano no RS receberam orientações da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) sobre a obtenção do Selo Arte. O Selo, instituído neste ano por meio de decreto federal, visa permitir a venda a nível nacional de alimentos artesanais, como o queijo. Posteriormente será permitida a comercialização de mel e embutidos.

Antes desta medida, os produtos que possuíam inspeção sanitária municipal só podiam ser comercializados dentro do município. No Estado, existem atualmente seis agroindústrias produtoras de Queijo Artesanal Serrano, de um total de 110 produtoras de queijo.

O zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries, explica a importância destas agroindústrias obterem o Selo Arte. “Por dois motivos: o primeiro é permitir o comércio a nível nacional e o segundo é distinguir um produto com características diferenciadas, por ser feito de maneira artesanal, com menos aditivos, produzidos por agricultores familiares na propriedade de origem, com processos menos industrializados e mais manuais” explica.

As agroindústrias de Queijo Artesanal Serrano podem obter o Selo Arte entrando em contato com o Departamento de Agricultura Familiar da Seapdr. Ries explica que antes de enviar a solicitação é recomendável o produtor se informar junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar a respeito dos pré-requisitos para a obtenção do Selo. “A Emater nesse primeiro momento está tratando de esclarecer dúvidas junto aos produtores que possuem agroindústria de produtos de origem animal, explicando os produtos e as características que os enquadram na certificação do Selo Arte”, conta.

Em um primeiro momento, o Selo Arte está regulamentado para queijos artesanais, embora o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretenda expandir a lista para mel e embutidos. No Rio Grande do Sul, o primeiro produto que receberá o Selo será o Queijo Artesanal Serrano, por já possuir uma legislação que o define como produto alimentício artesanal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais