Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Agricultores são beneficiados pelo Programa Nacional de Habitação Rural

por Eduardo Cover Godinho

Programa, do Governo Federal, concedeu subsídios aos produtores organizados de forma coletiva. Ao todo, 13 famílias estão morando em um novo lar

Beneficiários e autoridades na entrega oficial das residências em Guaporé
Foto: STR Guaporé

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Guaporé, em conjunto com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), realizou o encerramento das atividades relacionadas ao projeto de construção de 13 residências habitacionais dos beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do município. A atividade, com a presença de lideranças municipais, regionais, dos beneficiários e seus familiares, aconteceu nas dependências do Recanto São Carlos. O PNHR, criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), concedeu subsídios com recursos da União aos agricultores familiares organizados de forma coletiva por uma entidade para aquisição de material, para a construção, conclusão ou ampliação da unidade habitacional em área rural e abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes.

Em Guaporé, foram beneficiadas 13 produtores rurais: Alécio Frare, Archimedes Valdir Balbinot, Emiliano Ecco, Ferdinando Albino Di Domenico, Guilherme Donida, Inês Segalotto Magri, Josemar Antônio da Silva, Lourdes Comerlatto Gusatti, Luciano Pelegrini, Mauro Domingos Moser, Oclemar Pedro Scalco, Romeu Barato e Rosina Juliatti Nardino. Oclemar, representando todas as famílias beneficiadas, falou sobre a realização de um sonho.

“No início pensávamos que esse projeto era uma ilusão, mas agora estamos realizando um sonho. Gostaria de agradecer ao Sindicato pela realização do projeto e agradecer também a empresa Kies, que forneceu todo o material de construção para efetivação das obras dentro do orçamento exigido pelo projeto”.

A adesão do STR ao Programa, em parceria com a Caixa Econômica Federal, proporcionou a realização dos sonhos às famílias, que lutam há tempos por condições dignas de vida. A casa construída, segundo a assistente social do projeto Sônia Baldissera, transformou-se em uma nova perspectiva de vida no campo.

“Juntos trabalhamos e buscamos benefícios para os associados, permitindo realizar o sonho de tantas pessoas. Foram diversos os parceiros que colaboraram para o sucesso deste projeto, com seriedade e competência. Continuem valorizando e fazendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais crescer, pois hoje a luta consiste em manter e melhorar os direitos que foram conquistados com muita luta”.

A presidente da Câmara de Vereadores de Guaporé, Andréia Caron (PP), salientou a dificuldade com a burocracia na execução deste tipo de projeto e o orgulho em finalizá-lo com sucesso.

“Parabenizo o Sindicato, os beneficiários e todos envolvidos com este importante projeto. Estou orgulhosa em ver que Guaporé deu esse importante passo. Carreguem a história das suas famílias para as casas novas, construam um lar de amor, respeito e fé, assim suas casas serão lares de verdade”.

Moacir Olmi, representando a Coohaf e a Regional Sindical Serra do Alto Taquari destacou as lutas, a evolução e os melhoramentos do projeto, que foi bandeira das classes rurais por anos.

“Estamos sempre buscando evoluir para melhor atender às necessidades dos agricultores, por isso a importância de valorizar a entidade que luta e defende esses interesses. Ser associado ao Sindicato é colaborar na conquista desses importantes projetos e dar continuidade ao movimento”.

O Prefeito Paulo Mazutti, além de enfatizar a importância da permanência do jovem no campo, parabenizou os envolvidos para a concretização do sonho de um lar com dignidade aos agricultores guaporenses.

“As pessoas que vêm de outras cidades se surpreendem com a evolução da nossa cidade, e isso acontece tanto no setor industrial como na agricultura, pois o nosso povo é muito trabalhador e dedicado. A agricultura, no passado, já sofreu muito por falta de políticas públicas, e hoje é possível dar continuidade ao setor através de todas essas conquistas”.

Alécio, presidente do Sindicato, aproveitou o momento para fazer agradecimentos.

“Hoje não vou falar sobre o Sindicato, quero usar este momento apenas para agradecer. Assim como vocês tinham este sonho de conquistar a casa própria, eu também tinha este sonho de conseguir realizar este projeto, antes mesmo de assumir a presidência do Sindicato, portanto estou realizando-o juntamente com vocês. Todos têm méritos na conclusão e na entrega das 13 residências habitacionais para estes agricultores do município”.

As famílias beneficiadas são associadas do STR e da COOHAF e possuem enquadramento em termos de renda, documentação do imóvel e pessoal conforme regras estabelecidas pelo PNHR e normativos operacionais da Caixa Econômica Federal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais