Turismo rural ganha força com abertura da colheita de mirtilos em Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioO ato ocorreu na SG Mirtilos, há poucos meses, chegou a ser atingida por alagamentos, mas que hoje se apresenta recuperada e com produção considerada recorde
Teve início em Lagoa Vermelha a colheita de mirtilos, marcando mais um passo importante na valorização da agricultura familiar e do turismo rural no município. O ato ocorreu na SG Mirtilos, há poucos meses, chegou a ser atingida por alagamentos, mas que hoje se apresenta recuperada e com produção considerada recorde. Para o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, o mirtilo é uma fruta de alta qualidade, com grande potencial de mercado e que se integra perfeitamente à nova matriz econômica baseada na valorização da natureza, da gastronomia e dos produtos locais.
Santini destacou que o espaço passa a ser também um atrativo turístico, permitindo que visitantes conheçam a propriedade, participem da colheita, passem o dia ou até pernoitem no local. Segundo ele, Lagoa Vermelha já possui uma identidade forte em diversos setores, como o churrasco reconhecido nacionalmente, a dança da chula, a indústria moveleira e agora as agroindústrias familiares, que vêm ganhando espaço no mercado regional e estadual. O crescimento desse setor, conforme o secretário, tem servido de inspiração para outros municípios da região investirem em novas alternativas econômicas.
Ao fazer uma avaliação de 2025, Ronaldo Santini classificou o ano como extremamente positivo para o turismo, com crescimento acima da média nacional e aumento no fluxo de visitantes. Ele ressaltou que o desafio para 2026 será manter e ampliar esses números, criando novos produtos turísticos e fortalecendo os já existentes, com foco também na atração de turistas internacionais. Entre as perspectivas estão novos investimentos em infraestrutura urbana, praças, eventos culturais e grandes atrações, que reforçam o pertencimento e a autoestima da população lagoense.
Presente no evento, o prefeito Eloir Morona destacou a importância do turismo rural como forma de aproximar as pessoas da natureza e valorizar o trabalho do pequeno agricultor. Ele parabenizou a família empreendedora pela iniciativa da produção de mirtilos e ressaltou que o município será parceiro de ações como essa, que unem desenvolvimento econômico, experiência turística e qualidade de vida. Segundo o prefeito, Lagoa Vermelha possui diversos pontos com grande potencial turístico, e iniciativas como essa fortalecem a economia local e incentivam hábitos saudáveis e o contato direto com o meio rural.
Comentários