Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Lançada a programação do dia do vinho

por Alberto Meneguzzi

Na ocasião, também foi lançada a 18ª edição do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva e a 3ª Edição do Caderno de Receitas com Vinho

Programação do Dia do Vinho foi lançada na manhã desta sexta-feira
Foto: Rafael Lopes

Na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, aconteceu o lançamento oficial da programação do Dia do Vinho de Caxias do Sul. Na ocasião, também foi lançada a 18ª edição do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva e a 3ª Edição do Caderno de Receitas com Vinho, em parceria com o Senac.
 

Programação do dia Vinho: as atividades do Município de Caxias do Sul integram a programação regional do Dia do Vinho 2015, uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), como resultado do projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A ação prevê atividades na Serra, na Campanha Gaúcha e em Porto Alegre, de 22 de maio a 7 de junho. De maneira inédita, um município de outro Estado também integra a programação, ao longo do mesmo período. Trata-se de São Roque, no interior de São Paulo. A programação completa do Dia do Vinho está disponível no site www.diadovinho.com.br.

 

Feira do Vinho na Praça: a programação do Dia do Vinho de Caxias do Sul contempla a Feira do Vinho na Praça, realizada na Praça Dante Alighieri, de 29 a 31 de maio. Comunidade e visitantes têm a oportunidade de comprar vinhos e sucos de uvas com preços diferenciados. Dez vinícolas caxienses vão ofertar seus produtos diretamente aos consumidores. Os produtores estipularam valores promocionais em conjunto, durante reuniões junto aos técnicos das SEMTUR e da SMAPA.

 

Este ano, a Feira do Vinho na Praça vai reunir as vinícolas Casa Onzi Indústria Vinícola, Dom Giácomo, Hugo Pietro Sucos Nobres, Vinhos Cristalle, Vinícola Dom Afonso, Vinícola Don Severino, Vinícola Granja Do Valle, Vinícola Pagliosa, Vinícola Rossato e Vinícola Sadi Sartori e Filhos.

 

18º concurso dos melhores vinhos e sucos de uva: o concurso, que faz parte do calendário de eventos do Município, possui como objetivo promover a qualidade dos vinhos e sucos caxienses, oportunizar a divulgação e valorização das marcas locais, oferecer possibilidades de negócios às vinícolas, além de celebrar o fruto do trabalho das cantinas familiares.As categorias a serem avaliadas são: tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva. Os vinhos premiados vão receber troféus e poderão ser comercializados com o selo Vinho de Caxias do Sul.

A próxima etapa para a realização do concurso será o convite às cantinas, previsto para o início de junho. Confira o cronograma das próximas fases:

22 de junho a 3 de julho - coletas das amostras dos vinhos nas cantinas

13 a 17 de julho - análise sensorial dos vinhos e sucos de uva

20 a 24 de julho - análise físico química dos premiados

5 de agosto - jantar de premiação

31 de agosto - evento de divulgação dos melhores vinhos e sucos de uva

Em 2014, foram coletadas e avaliadas 204 amostras de vinhos e sucos de uva de 43 cantinas participantes, sendo premiadas 43 cantinas com o troféu ouro e 18 com o troféu prata.

 

3º Caderno de receitas com vinho este caderno é uma realização da Secretaria do Turismo de Caxias do Sul e conta com a parceria do Senac Caxias do Sul, que disponibilizou seus professores para elaborarem as receitas. O caderno possui cinco receitas especiais ilustradas, harmonizadas com vinhos, compondo um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais