Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Sindicatos, entidades e Poder Público criam força-tarefa para apurar prejuízos do temporal na agricultura

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Equipes saíram a campo já nesta terça (21) para quantificar perdas nas lavouras, pomares e estruturas danificadas

Foto: Divulgação / Rudimar Menegotto

Após o temporal que atingiu os distritos caxienses de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí, também deixou um rastro de prejuízos na agricultura. Alguns produtores rurais registraram perda total dos cultivos, tanto para a safra deste ano quanto do próximo, segundo um levantamento prévio realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), juntamente com sindicatos e entidades do setor.

Para apurar o tamanho dos estragos causados pelo granizo e pelos fortes vendavais, quantificar os prejuízos e pensar em estratégias para auxiliar os agricultores atingidos, foi criada uma força-tarefa que reúne representantes da Prefeitura de Caxias do Sul, do Sindicato Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e da Emater – Ascar/RS. Técnicos das entidades iniciaram a vistoria pelas propriedades das regiões atingidas nesta terça-feira (21).

Segundo o titular da Smapa, Rudimar Menegotto, além dos cultivos danificados, os produtores tiveram perdas nas estruturas das propriedades. “As frutas foram as mais atingidas, pêssego e ameixa por terem já um tamanho significativo houve, praticamente, perda total. Caqui e maçã, embora em plena floração, foram muito atingidas. Então dá pra se dizer que os danos são grandes e com isso vai levar um pouco mais de tempo pra levantar todos os dados, porque não foram perdas só na produção, algumas pessoas perderam os galpões, que foram destelhados aonde tinham armazenados adubos e fertilizantes. São vários fatores que precisam ser contabilizados”.        

O Município anunciou, também nesta terça, que vai declarar situação de emergência, por conta dos transtornos e perdas causadas pelo temporal. Também foram alinhados os encaminhamentos necessários para atender as famílias atingidas. O gabinete de crise reiterou que as secretarias farão um levantamento, dentro de sua área, como perdas nas lavouras, qualificando e quantificando os prejuízos causados e o que precisa ser providenciado, como materiais de construção e laudos. Além do auxílio os atingidos, essas informações serão importantes para o cadastramento do evento nos órgãos estaduais e federais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais