Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Marauense Ricardo Santin amplia atuação no Ministério da Agricultura

por Camila Agostini

O executivo foi eleito presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos

Foto: Divulgação

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi eleito presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Eleito por unanimidade, Santin terá como missão a manutenção dos trabalhos de integração setorial realizado por seu antecessor, Rui Vargas, para o fortalecimento dos setores produtivos da avicultura e da suinocultura do País em um momento especialmente desafiador, frente à crise global gerada pela pandemia de Covid-19.

“A produção de alimentos é prioritária para o nosso País.  Garantir o abastecimento e prosperar as exportações são estratégias que vão além do enfrentamento dos impactos da atual crise, tanto pela segurança alimentar brasileira e global, quanto para a geração de emprego e renda nas regiões produtoras.  Por isto, unindo forças com as demais instituições que são membros da Câmara, desenvolveremos iniciativas conjuntas em prol da sustentabilidade setorial”, ressalta.

Futuro presidente da ABPA, Santin é atual vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês), onde atua junto a outros países produtores de aves e suínos e organizações internacionais, como a FAO, o CODEX e OIE. Também é presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, entidade que promove o consumo de ovos no Brasil.

No Ministério da Agricultura, também é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e da Câmara de Aves e Suínos, é, também, membro dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do IPA/FPA e Membro do Conselho Curador da FACTA.

Santin tem extensa trajetória dedicada ao Agro do Brasil. Foi Diretor de Mercados e Diretor Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF e ABEF), de abril de 2008 até abril de 2014. Foi assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE - 2007/ 2008), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES - 2000 /2007), da Assembleia Legislativa do RS (1999/ 2000), do Ministério da Agricultura (1997/1998) e da Conab, onde foi Chefe de Gabinete e Ombudsman (1994/1997). Antes destas posições de assessoria, atuou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP.

Fonte: ABPA

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais