Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto disponibiliza implementos agrícolas para famílias rurais de Fagundes Varela

por Eduardo Cover Godinho
Colhedora de forragens, utilizada para a confecção de silagens, foi entregue neste mês
Foto: Emater/RS-Ascar divulgação

O projeto Patrulha Agrícola Comunitária, desenvolvido em Fagundes Varela, oportunizou, neste mês, a entrega de uma colhedora de forragens, utilizada para a confecção de silagens. Os beneficiários integram um grupo de cinco famílias rurais das comunidades de São João, Nossa Senhora de Caravágio, São Paulo da Cruz e Santo Antônio do Costela. O secretário municipal de Agropecuária, Dario Russi, e o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, participaram do ato, na comunidade de São João.

O projeto Patrulha Agrícola Comunitária disponibiliza maquinários para auxílio na produção, em contrato de comodato com a prefeitura municipal. Entre os objetivos da ação estão o atendimento à agricultura familiar, como forma de propiciar melhor qualidade de vida, com aumento nas rendas familiares, evitando, assim, o êxodo rural. 

Para concretizar o projeto, o município foi dividido em quatro áreas, atendendo todas as comunidades do município. Em cada área são formados grupos cooperados, que utilizarão cada equipamento cedido pela prefeitura. Segundo o secretário Russi, os grupos foram formados sob orientação e coordenação da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Agropecuária, e instituem seu próprio regulamento para uso e administração, bem como para manutenção dos equipamentos. “O projeto atende o pequeno agricultor e otimiza o translado dos maquinários, ou seja, os equipamentos ficam mais próximos e acessíveis ao agricultor, gerando maior economicidade nos custos e no tempo, e menor deterioração dos mesmos”, salienta.

Ainda segundo Russi, os agricultores estão satisfeitos com o modelo de serviço adotado. O secretário afirma que, conforme a demanda, deverão ser adquiridos novos equipamentos ao longo do ano.

O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, explica que os primeiros grupos cooperados tiveram os equipamentos entregues a partir de novembro de 2014 e todas as unidades produtivas familiares do município têm a oportunidade de participar dos grupos. “A entrega dessa colhedora de forragens veio em boa hora, permitindo que esses agricultores tenham o equipamento disponível para a confecção das silagens já para essa safra 2016”, destaca.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais